DECOMPLED ECONOMY-VIDEO
Resenha: DECOMPLED ECONOMY-VIDEO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 555553 • 28/8/2014 • Resenha • 366 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
ECONOMIA DESCOMPLICADA- VÍDEO 1
O vídeo relata sobre fatos que se relacionam com a ECONOMIA, e que sem nos dar por conta comentamos sobre eles em nosso dia a dia, seja em nosso trabalho, em nossa casa ou até mesmo nas ruas com algum amigo. Em seguida, temos algumas explicações sobre ciência econômica, a qual nos fornece as ferramentas para compreendermos os problemas, as dúvidas que muitas vezes questionamos em nosso cotidiano.
A partir daí, o vídeo nos explica qual o objeto de estudo da economia, começando a falar sobre o homem, cujo qual ela define como um animal guloso por natureza, que tenta satisfazer primeiro suas necessidades básicas, como alimentação,vestuário, moradia,e depois, ele começa a desejar outras coisas, como um carro, uma casa maior, uma viagem, ou seja, ele nunca está satisfeito com o que tem, mas está sempre preocupado em como conseguir algo a mais. Mas surgem alguns problemas sobre isso, porque não há recursos disponiveis para todo mundo,apesar de quererem sempre mais e mais. E é daí que surge a escassez, principal objeto de estudo da economia, que decorre das necessidades humanas ilimitadas e da restrição de recursos disponíveis, ou seja, esses recursos são limitados, o que significa que essas necessidadaes podem não ser todas atendidas pois requerem um limite.
Então, as pessoas são obrigadas a fazer escolhas, assim, o vídeo nos defini a economia como um estudo ao qual a sociedade decide o que produzir, como produzir e para quem produzir, tendo as respostas para essas perguntas, elas passam a depender da organização econômica vigente. No entanto, o modelo mais encontrado de economia , é a economia mista, isto é, governo e mercado interagem juntos buscando soluções para os problemas econômicos, o que quer dizer que vivemos sempre em situaçoes de escolha, tendo que abrir mão de alguma coisa para conseguir outra. Temos para esse “abrir mão de alguma coisa”, o conceito de custo de oportunidade, que pode ser aplicado até mesmo para itens que não se missuram financeiramente, ou seja, trocar uma coisa por outra que vai contribuir para que seu capital evolua, aumente.
...