DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Projeto de pesquisa: DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GiseleFarias • 7/6/2013 • Projeto de pesquisa • 4.207 Palavras (17 Páginas) • 279 Visualizações
RESUMO
O comportamento Organizacional, estudo da estrutura, do funcionamento e do comportamento das organizações, bem como o comportamento dos grupos e pessoas dentro dela, com o propósito de aproveitar esse conhecimento para promover a melhoria da força organizacional. Para ter sucesso nas metas da organização, temos que ser competente no trabalho a ser desenvolvido. Ser competente é fazer o que foi proposto correto, sem erros e que se destaque dos outros pela qualidade do plano executado. Eficácia é ser competente para alcançar o propósito. Concluímos que ao estuda o Comportamento Organizacional, deve-se basear em métodos científicos, ter uma visão sistêmica e não focar apenas no presente.
INTRODUÇÃO
As constantes e progressivas mudanças na sociedade do mundo atual levam a que, cada vez mais, a qualidade nos serviços e o alto desempenho das organizações sejam um motivo de preocupação por parte dos seus gestores. A crescente preocupação em dar resposta às necessidades dos clientes, em enfrentar a concorrência e acima de tudo em se manterem atualizados face às constantes mudanças do mercado sócio econômico, requer competências humanas de alto grau de refinamento por parte dos seus gestores.
Compreender todo o ambiente envolvente das organizações é fundamental para o sucesso das mesmas na medida em que permite aos profissionais, designados para o efeito a possibilidade de planear, organizar e a atuar de forma a se adaptarem a ambientes cada vez mais dinâmicos e competitivos.
A compreensão do comportamento dos seus colaboradores, quer a nível individual ou em grupo, constitui umas das bases fundamentais para que o gestor lhes possibilite melhores condições e consequentemente, conduzam a melhores resultados por parte dos mesmos, contribuindo para o sucesso da organização.
Ao longo deste trabalho vamos focar-nos no campo de estudo do comportamento organizacional. Este campo visa sensibilizar a importância de aspectos que afetam o comportamento das pessoas no seu local de trabalho, individualmente ou em grupo, como os valores, percepção, aprendizagem, o papel de cada indivíduo dentro de um grupo, a sua personalidade e motivação, não esquecendo o tipo de organização onde estão inseridos.
É no entanto importante salvaguardar que embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja um processo sistemático e rigoroso é necessário ter em consideração que as pessoas são diferentes, o que leva a que sejam tomados em consideração certos fatores situacionais,ambientais e até mesmo genéticos que contribuem para o comportamento de cada uma dessas pessoas.
CAPITULO 1
1.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O comportamento organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores, o efeito do ambiente sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade. Vivemos em uma sociedade formada por organizações, e essas organizações fornecem meios de subsistência para muitas pessoas.
São entidades que capacitam à sociedade à buscar realizações que não podem ser atingidas por pessoas atuando individualmente.
Às organizações são participantes no desenvolvimento e implementação da política governamental ou pública.
À organização treina seus membros para seguir um sistema ao executar suas atividades. Estudando o comportamento humano dentro das organizações, avaliando suas ações e atitudes em grupos no espaço das organizações. Visando formas adequadas de motivação entre os funcionários, e ao mesmo tempo a produtividade dentro de uma empresa. Podemos dizer que o Comportamento Organizacional se preocupa com o que as pessoas fazem dentro das organizações e de como isso afeta o desempenho das empresas.Toda empresa possui diferentes tipos de indivíduos ou seja uns explosivos, brincalhões, acomodados, sendo vários tipos de personalidades.O campo do comportamento organizacional estuda esses atos e atitudes e compreende uma série de teorias e modelos independentes.E nesses estudos os administradores reúnem dados mediante observação direta, questionários, entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudos de campo ou simulações com a finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos. Essa afirmação significa que se trata de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. E estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura.
1.2 SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO
Eles estão contidos na sociedade de uma forma oculta, mas se analisarmos detalhadamente entre esses dois atores existe um quadro comparativo com diferentes visões .
1.3 COMPARAÇÃO ENTRE O SISTEMA ABERTO E O SISTEMA FECHADO
Sistema Aberto
Constante interação dual com o ambiente. Influencia e é influenciado; Capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto-reprodução sob certas condições ambientais.
sistemas que estão em permanente interação com o ambiente, com o qual trocam energia, matéria e informação; Este processo faz com que o sistema mantenha a sua organização interna e evolua num sentido de complexidade crescente
É aquele que está exposto no ambiente externo, ou seja; tudo que é influenciado pelo calor humano que diferencia a vida da não-vida. Um sistema aberto seria aquele que habilita uma comunicação com a natureza no sentido da vida.
Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente (Bertalanffy )
Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. (VASCONCELLO)
Sistema Fechado
É aquele que permanece segregado do ambiente externo (natural), com foco nas estruturas que podem ser manuseadas.
Não
...