TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Resenha: DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  Resenha  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

C.O tem como objetivo analisar e estudar como as pessoas agem dentro do ambiente de trabalho tanto na execução de tarefas como nas relações interpessoais, no intuito de inserir colaboradores de forma eficaz aproveitando seus respectivos talentos obtendo produtividade, satisfação profissional e redução da rotatividade e absenteísmo. Cabe ao comportamento organizacional corresponder a explicação, previsão e controle do desenvolvimento humano. Este contexto trata-se da identificação de suas causas ou razões que induzem certos fatos,acontecimentos e fenômenos.

Suas características são: A importância crescente na formação do administrador cabe a ele ter visão administradora, como o estudo de pessoas, grupos e interações ; e que haja também uma ciência que se aplique; o englobamento de conceitos psicológicos, sociológicos e administrativo; sempre havendo abordagem integrativa que refere-se a uma combinação de desenvolvimento técnico e conceitual. Tudo isso deve ser voltado para os quatros tipos de comportamento, a produção, absenteísmo, rotatividade, cidadania organizacional.

CONCEITO DE PENSAMENTO SISTEMICO

Pensamento sistêmico, nada mais é que, interagir com a organização como um todo e estar integrado interno e externamente de forma harmônica, com o objetivo de conseguir resultados positivos.

“O pensamento sistêmico contrapõe o cartesianismo é uma forma de abordagem da realidade que surgiu no século XX, em contraposição ao pensamento reducionista, ou cartesiano, que visava a fragmentação. É visto como componente do paradigma emergente, que tem como representantes cientistas, pesquisadores, filósofos e intelectuais de vários campos. Por definição, o pensamento sistêmico inclui a interdisciplinaridade” (BEHRENS, 2005, p.53)

O LIDER NA GESTÃO DE MUDANÇA

Podemos analisar que as mudanças são necessárias para o ambiente organizacional, mas toda mudança requer cautela. Devemos começar a mudar por onde é necessário, traçar metas e fazer um estudo de como programar as mudanças, de forma a ser absorvida positivamente por todos colaboradores.

É necessário fazer mudanças constantemente, inovando e atendendo as expectativas do mercado exigente dos dias atuais, visando melhoria continua.

Segue abaixo uma entrevista com Mario Persona, em que nela ele relata que a mudança é uma característica da natureza de todos.

Mario Persona foi entrevistado pela Revista Supermercado Moderno para uma matéria sobre o papel do líder no gerenciamento das mudanças na empresa.

“Revista Supermercado Moderno - Como preparar os funcionários para as mudanças”?

Mario Persona - Algumas pessoas devem receber um preparo maior que outras, pois atuarão como elementos dinâmicos de mudança. São pessoas que receberão poder para efetuar as mudanças que forem necessárias. Empresas extremamente centralizadora têm dificuldades nesta etapa do processo, pois não delegam poder àqueles que estarão diretamente envolvidos com a prática da mudança no dia-a-dia. Sem pessoas com poder de mudar não há mudança.

Revista Supermercado Moderno - Como obter a adesão dos funcionários para as mudanças?

Mario Persona - Uma forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com