DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO OU CRESCIMENTO ECONÔMICO
Tese: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO OU CRESCIMENTO ECONÔMICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luan18 • 17/9/2013 • Tese • 411 Palavras (2 Páginas) • 542 Visualizações
Artigo
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO OU CRESCIMENTO ECONÔMICO?
07/04/2010 00:09:58
Eng. Agrôn. José Adauto
José Adauto Olimpio
Engº. Agrº., Economista, MSc. em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Ultimamente, tenho voltado a minha atenção para um fato muito comum no noticiário da imprensa falada, escrita e televisada: a atitude de políticos e gestores da coisa pública em mostrar para a sociedade a sua preocupação com o desenvolvimento econômico do País, Estado ou Município. Alguns preferem colocar em outros termos: desenvolvimento sustentável. Mas, será que os mesmos (políticos) estão conscientes do que vem a ser desenvolvimento econômico? Por esta singular razão, resolvi me aprofundar um pouco acerca do que vem a ser crescimento e desenvolvimento econômico. Para tanto, pesquisei em alguns livros que tratam do assunto e na Internet. E confesso que passei a acreditar que tais autoridades pouco ou nada sabem sobre o assunto, ou então, o que é mais grave, estão se aproveitando da ignorância dos cidadãos que os escolheram para gerenciar a coisa pública. Senão vejamos.
Desenvolvimento (em geral) é um processo dinâmico de melhoria, que implica uma mudança, uma evolução, crescimento e avanço.
Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.
O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas um quinto da população do planeta, eles detêm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produção de madeira mundial.
O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia a dia.
A diferença entre crescimento e desenvolvimento é que o crescimento não conduz automaticamente à igualdade nem à justiça sociais; o desenvolvimento, por sua vez, preocupa-se com a geração de riquezas, mas tem o objetivo de distribuí-las, de melhorar a qualidade de vida de toda a população, levando em consideração, portanto, a qualidade ambiental do planeta.
...