Demanda e Oferta
Por: debiasieli • 11/4/2015 • Trabalho acadêmico • 427 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
O Príncipe
Nicolau Maquiavel
Maquiavel começa o livro com uma dedicatória a Lourenço Medicis ,oferecendo-lhe toda a sua sabedoria e seus pensamentos .
O Príncipe é um livro escrito por Nicolau Maquiavel, em 1513 sua primeira edição foi publicada ,em 1532.É um dos tratados políticos mais fundamentais e elaborados pelo pensamento humano e que tem um grande papel na construção do conceito de Estado que hoje conhecemos.
O livro nada mais é do que um manual de conduta de como chegar ao poder e se manter nele .A obra não busca um ideal e não só dita os caminhos com exemplifica. É repleta de exemplos atuais ,de como se deve e não se deve agir,se tornando comparativo.
Foi neste livro que surgiu a famosa expressão “ Os fins justificam os meios “ , afinal , não importa o que o governante faz em seus domínios, desde de que seja para manter sua autoridade .
Naquela época o governante deveria ter pulso firme para agir ,ser determinado e capaz para ir a luta ,mas,o que Nicolau Maquiavel pregava com manter o poder ,não era a busca pelo absolutismo e sim a unificação e a estabilidade.
Ele também pregava que a política tem uma moral própria , a qual não se classifica nem como moral, nem como imoral ,isso se deve ao agir com as circunstâncias .
Que fazer o bem é sempre o melhor ,mas,que se preciso for praticar o mau que ele seja praticado na mesma medida que foi praticado o bem ,assim,fica mais fácil de manter sempre o povo ao seu lado .
...