Demanda, oferta e equilíbrio de mercado
Seminário: Demanda, oferta e equilíbrio de mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DanielliCarvalho • 9/6/2014 • Seminário • 429 Palavras (2 Páginas) • 339 Visualizações
Capítulo 5 – Demanda, oferta e equilíbrio de mercado.
1 – Conceitue a função demanda. Que diferença há entre demanda e a quantidade demandada?
Demanda é a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. Por demanda também se entende a escala que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades. A quantidade demandada é um ponto específico dessa escala, relacionando um preço a uma quantidade.
2- Para muitos produtos, tanto seus preços como as vendas têm aumentado. Isso significa que a lei geral da demanda não funciona na prática? Justifique.
Não necessariamente, pois a renda pode ter aumentado no período. Desta forma, mesmo o preço aumentando, a demanda não diminui. A lei da demanda funciona, quando deixamos todas as variáveis fixas. Por exemplo, supondo renda, taxa de juros, e outras variáveis que afetam a decisão dos consumidores, fixas.
3 – Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria?
Oferta são as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Depende de variáveis como seu próprio preço, o custo dos fatores de produção e das metas dos empresários.
4 – Por que o governo costuma estabelecer preços mínimos (garantidos) para os produtos agrícolas? Quais as políticas que pode adotar?
Para protegê-los das flutuações dos preços no mercado. Para isso, o governo pode adotar política de compra ou a política de subsídios.
5 – Sobre a elasticidade-preço da demanda:
a) Quais os fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda?
A existência de bens substitutos, a essencialidade do bem, a importância do bem no orçamento do consumidor.
b) Por que a elasticidade-preço da demanda de sal é próxima de zero?
Por causa da essencialidade do bem.
c) Por que, quando a demanda é inelástica, aumentos do preço do produto devem elevar a receita total dos vendedores?
Porque a demanda continuará a mesma.
6- Supondo uma demanda elástica, um aumento de um imposto sobre vendas incidirá mais sobre consumidores ou vendedores? Justifique.
Incidirá no produtor, porque no mercado há uma variedade de produtos sucedâneos e se o imposto incidir no consumidor, aumentando o custo do produto, ele provavelmente substituirá o produto por outro.
7 – Defina: elasticidade-renda, elasticidade-preço cruzada da demanda e elasticidade-preço da oferta.
Elasticidade-renda da demanda: mede a variação percentual da quantidade de mercadoria comprada resultante de uma variação percentual na renda do consumidor.
Elasticidade-preço cruzado da demanda: mede a mudança percentual na quantidade demandada do bem X, quando se modifica percentualmente o preço de outro bem.
Elasticidade-preço da oferta: mede a variação
...