Desenvolve o empreendedorismo no Brasil
Tese: Desenvolve o empreendedorismo no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: evaldosouza • 29/5/2014 • Tese • 554 Palavras (3 Páginas) • 338 Visualizações
Avança empreendedorismo no Brasil
08 de fevereiro de 2014 | 17h 04
Notícia
A+ A-
in
Compartilhar
.
MURILO RODRIGUES ALVES - Agencia Estado
SÃO PAULO - Sete de cada dez brasileiros que abrem uma empresa tomam a iniciativa por identificar momento favorável para ganhar dinheiro sendo donos do próprio negócio. Em 2002, apenas 42% das pessoas abriam uma empresa por acreditar na demanda de mercado, enquanto os demais viam o empreendedorismo como necessidade, principalmente por não encontrar emprego. Em 2013, esse índice que mede o empreendedorismo por oportunidade subiu para 71%, o maior em 12 anos.
Notícias RelacionadasDe onde vem a inovação
Para especialista, empresas surgem sem preparação
Pesquisa mostra os benefícios da união de esforços
Empreendedora cria loja de joias no Instagram
Empreendedores da Flórida criam café solúvel em cubos
Os dados são da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), feita em 68 países, sob o comando da London Business School e Babson College. No Brasil, é patrocinada pelo Sebrae e realizada pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foram ouvidas 10 mil pessoas de 18 a 64 anos, de todas as regiões, e 85 especialistas em empreendedorismo. O Estado publica as conclusões do levantamento com exclusividade.
O Brasil teve o melhor desempenho no ranking de empreendedorismo por oportunidade entre os países dos Brics (grupo que reúne, além do Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul). O indicador brasileiro também não ficou muito atrás das chamadas "economias maduras", como Estados Unidos (78%) e Reino Unido (84%).
Quase metade dos novos empreendedores tem pelo menos o segundo grau completo. Entre os novos empresários que estão cursando ou já completaram o ensino superior, 92% iniciaram o negócio por oportunidade. Segundo Luiz Barretto, presidente do Sebrae, o aumento da escolaridade é um dos fatores que mais fortalecem o empreendedorismo no País. "O brasileiro passou a olhar o mercado, enxergar uma oportunidade para abrir sua empresa e, o mais importante, se preparar para isso", diz.
O aumento da escolaridade contribui para que o índice de sobrevivência das empresas continue se expandindo nos
...