Desenvolvimento Econômico Da China
Tese: Desenvolvimento Econômico Da China. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janeasc • 9/12/2014 • Tese • 691 Palavras (3 Páginas) • 229 Visualizações
Aula-tema 03: Desenvolvimento Econômico da China
Pesquisa
A China é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhões de habitantes. É uma república socialista governada pelo Partido Comunista da China.
A China, apesar dos avanços no campo econômico, ainda está começando a instituir os direitos trabalhistas. Onde há muita contratação informal, gerando assim rendas médias inferior.
Existe um Livro Branco sobre a Corrupção na china que mostra que entre 2005 e 2009 foram investigados mais de 69.200 casos de subornos comerciais, envolvendo 16.590 milhões de Yuan (1.890 milhões de euros). No entanto, o problema da corrupção persiste, com alguns casos envolvendo largas somas de dinheiro, expondo assim que situação ainda é muito grave.
A China hoje tem uma economia integrada com o mundo e através da pesquisa no site http://portugues.doingbusiness.org mostra que ela é classificada com 79ª economia em facilidade em fazer negócios.
Os índices que o site coloca referente 2010 são abertura de empresas: 151; fechamento: 68; obtenção de crédito: 65; alvarás de construção: 181.
A economia tem crescido nos últimos 28 anos a uma taxa média de 9,7%. A indústria automóvel chinesa cresce a um ritmo de 20% por ano. Nas matérias-primas a China consome metade do cimento mundial, 30% do aço, 30% do carvão, 25% do alumínio e 100% da platina.
É reconhecido como um Estado com armas nucleares, além de possuir o maior exército do mundo em número de tropas e o segundo maior orçamento de defesa.
Em relação à competitividade do Fórum Econômico Mundial A China ocupa agora a 27ª posição
Condições institucionais da China
A Índia hoje tem uma economia integrada com o mundo e através da pesquisa no site http://portugues.doingbusiness.org mostra que ela é classificada com 134ª economia em facilidade em fazer negócios.
Os índices que o site coloca referente 2010 são abertura de empresas: 165; fechamento: 134; obtenção de crédito: 32; alvarás de construção: 177.
A economia indiana é a 2ª que mais cresce no mundo. Contudo, a desigualdade social no país, ao invés de diminuir, aumenta cada vez mais. O PIB per capita da população indiana, em 2007, foi de U$2, 700. A taxa de inflação foi de 5,9% ao ano em 2007.
O principal responsável pelo crescimento econômico na Índia é o setor de serviços, embora seja o setor agrícola o responsável por 3 em cada 5 empregos no país. Contudo, o índice de desemprego na Índia foi de 7,2% em 2007.
Os produtos agrícolas mais comuns são: arroz, trigo, algodão, chá, cana-de-açúcar, juta, sementes oleaginosas, especiarias, legumes e verduras. As criações de aves, cabras, ovelhas, búfalos e peixes também são bem comuns na Índia.
O principal produto de mineração é o minério de ferro, embora sejam explorados também: carvão, diamante, cromita e asfalto natural.
O setor industrial na Índia está cada vez mais diversificado. As áreas que mais se desenvolvem são as seguintes: aço, equipamentos e máquinas, cimento, alumínio, fertilizantes, têxteis, juta, biotecnologia, produtos
...