TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diretrizes para a implantação de um sistema de custo

Artigo: Diretrizes para a implantação de um sistema de custo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  Artigo  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 001

GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTOS

.RESUMO:

Segundo os historiadores, a evolução dos sistemas de produção na Civilização Ocidental pode ser dividida em duas grandes etapas: A primeira começa com os princípios da Idade Média prolongando-se até fins do século XVI, compreende os sistemas de produção conhecidos como “Familiar”, de “Corporações” e “Doméstico”. Esses Sistemas relativamente simples – apropriados a centros urbanos restritos, a condições de concorrência limitada e a uma evolução tecnológica ainda incipiente - não requeriam sofisticados artifícios contábeis para registro das operações realizadas ou apuração dos resultados obtidos, durante os primeiros séculos da Idade Média, o sistema de produção dominante era o chamado “Sistema Familiar”.

A arte de registrar tais dados evoluiu ao longo do tempo, acompanhando o crescimento das transações econômicas recebendo um impulso notável por meio das “partidas dobradas” inventadas por um engenhoso frade veneziano no fim do século XV. Mesmo com o avanço da Contabilidade Geral, embora satisfatória para a maioria dos fins externos à empresa, ela não atendia as necessidades da nova célula produtiva – a Indústria, cuja gerência financeira revelava aspectos mais complexos a cada dia. Adotando uma estrutura por departamento/ centro de custo e fabricando, produtos diferenciados em um mercado cada vez mais competitivo. A atividade industrial exigia o desenvolvimento de uma contabilidade voltada mais para dentro da empresa. O Fisco já começava a espreitar sobre os ombros dos contadores, esquadrinhando seus lançamentos e regulamentando a forma de calcular os valores sujeitos à tributação.

Surgiram métodos cada vezmais rigorosos para a avaliação de estoques, segundo a maioria dos historiadores, foi aí que teve início a área de controle e contabilidade de custos. Existem, ao menos, dois outros tipos de estoque de consideração obrigatória: O estoque de Produto em Elaboração/ ou em Processamento e o estoque de produtos acabados.

DIRETRIZES PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CUSTO

Um sistema de controle de custos pode ser definido como um conjunto de técnicas e recursos aplicados por uma empresa ao acompanhamento dos seus gastos (custos e despesas). O complexo processo de implantação de um sistema de controle de custos ou de renovação de um sistema já existenterequer a observância das principais diretrizes. São elas:

Primeira Diretriz: Cada empresa desenvolverá seu próprio sistema de controle e análise de custos.

Segunda Diretriz: Nenhum sistema de controle e análise de custos poderá compensar a incompetência dos administradores.

Terceira Diretriz:Entre dois sistemas de controle de eficiência equivalentes, o mais simples deverá ser escolhido, complexidade é sinônimo de custo elevado.

Quarta Diretriz: Realismo nos prazos de implantação ou revisão de um sistema de controle e análise de custos.

Quinta Diretriz:Um sistema e análise de custo existente são mais simples do que

criação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com