TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EM ECONOMIA ATRAVÉS DA INFLAÇÃO

Projeto de pesquisa: EM ECONOMIA ATRAVÉS DA INFLAÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

CURSO: DIREITO – NOTURNO

ANATÁLIA SOARES

TRABALHO: De Economia sobre – Inflação

ITABUNA – BA

2014

ANATÁLIA SOARES

INFLAÇÃO

Trabalho sobre Inflação apresentado ao curso de Direito do turno noturno, da Instituição de ensino superior FTC, como requisito parcial de nota da disciplina Economia, mediante avaliação do corpo docente.

Profª Ms: Mônica Mansur.

ITABUNA – BA

2014

Sumário

Introdução 3

Conceito 4

Fontes 4

Como estudar a questão inflacionária? 4

Efeitos provocados por taxas elevadas de Inflação 6

A política econômica brasileira de combate à inflação 7

A Corrente Estruturalista 10

Conclusão 11

Anexos 12

Referência Bibliográfica 13

INTRODUÇÃO

Introduz-se aqui, mediante o trabalho a ser realizado sobre inflação que discorrerá nas respectivas páginas, abordando sobre ela, o seu conceito, tipos, efeitos, a política de combate e a corrente estruturalista.

O objetivo principal é destacar, basicamente, um breve relato sobre a inflação no Brasil, trazendo à tona os períodos que mais marcaram a história do país em relação a ela e fazer com que o leitor adquira mais conhecimento sobre esse tema, que nos últimos anos, tem aumentado à curiosidade de muitos brasileiros e despertado interesse de um maior conhecimento sobre ela.

Deseja-se então, que tenha-se um bom proveito de estudo e leitura e que esse trabalho, mesmo não sendo suficiente, sirva como parte de grande informação sobre o assunto destacado.

CONCEITO

É definida como um aumento persistente e generalizado no índice de preços, ou seja, os movimentos inflacionários são aumentos contínuos de preços, e não podem ser confundidos com altas esporádicas de preços, devidas a flutuações sazonais.

FONTES

Suas fontes são mediantes as condições de cada país. Verifica-se então:

 Tipo de estrutura de mercado (oligopolista, concorrencial etc.) – condiciona a capacidade dos diversos setores para repassarem aumentos de custos aos preços dos produtos;

 Grau de abertura da economia ao comércio exterior: quando aberta a economia para a competição externa, maior será a concorrência interna entre fabricantes, ocasionando na queda dos preços dos produtos;

 Estrutura das organizações trabalhistas: maior barganha dos sindicatos, maior será a capacidade de haver reajustes salariais sob os índices de produtividade, ocasionando no aumento à pressão sobre os preços.

COMO ESTUDAR A QUESTÃO INFLACIONÁRIA?

Deve-se ter como ideia central, no estudo sobre isso, distinguir a inflação provocada pelo excesso de demanda agregada (inflação de demanda) da inflação por elevação de custos (inflação de custos).

• Inflação de demanda – Refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços.

 A probabilidade de ocorrer inflação de demanda aumenta quando a economia está produzindo próximo do pleno emprego de recursos. Conduzem a elevações de preços, principalmente em setores produtores de insumos básicos.

 É chamada Curva de Phillips, um fenômeno associado à inflação. Essa curva mostra que existe uma relação inversa (ou trade-off) entre taxas de salários nominais – que podem ser associadas às taxas inflacionárias – e taxas de desemprego.

 Coeteris paribus – elevações da procura agregada levam as empresas a demandar mais mão de obra, o que ocasiona um aumento de salários monetários (nominais) e redução das taxas de desemprego.

 Para combater esse processo de inflação de demanda, a política econômica deve basear-se em instrumentos que provoquem uma redução da procura agregada por bens e serviços (redução dos gastos do governo, aumento da carga tributária, arrocho salarial, controle de crédito, aumento da taxa de juros etc.).

• Inflação de custos – Pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta. O nível de demanda permanece o mesmo, porém os custos de certos fatores importantes aumentam. Mediante a isso, ocorre uma retardação da produção, deslocando a curva de oferta do produto, para trás, assim, provocando um aumento dos preços de mercado.

 Causas comuns dos aumentos dos custos de produção:

 Aumentos salariais: aumento das taxas de salários que supere os aumentos na produtividade da mão de obra acarreta um aumento dos custos unitários de produção – repassados aos preços dos produtos. (Ocorre em setores que têm sindicatos com grande poder de barganha).

 Aumentos do custo de matérias-primas: Como exemplo, destaca-se as crises do petróleo na década de 70, quando elevaram os preços dessa matéria-prima, provocando um brutal aumento nos custos de produção. Aumentos de preços agrícolas, devido a fatores como geadas, seca, também caracterizaram uma inflação de custos. Esses aumentos de preço de matérias-primas também são conhecidos na literatura econômica como choques de oferta.

 Estrutura de mercado: essa inflação de custos também está associada ao fato de algumas empresas, com elevado poder de monopólio ou oligopólio, terem condições de elevar seus lucros acima da elevação dos custos de produção. Muitos economistas acreditam que o fenômeno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com