ESTRUTURA DE MERCADO DO SECTOR SUPERMARCADO
Resenha: ESTRUTURA DE MERCADO DO SECTOR SUPERMARCADO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 28/10/2014 • Resenha • 318 Palavras (2 Páginas) • 407 Visualizações
1 – ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA:
As principais estruturas de mercados apresentadas no texto foram: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.
Na concorrência perfeita nenhum participante tem tamanho suficiente para ter o poder de mercado para definir o preço de um produto homogêneo. Neste tipo de mercado há um grande número de vendedores (empresas) e de compradores, de forma que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante não afeta o nível da oferta (quantidade de bens ofertados), nem tampouco o preço de equilíbrio, que também não é alterado pelos compradores, que representam a demanda ou procura. As decisoes são tomadas de forma descentralizadas e os produtores são apenas tomadores de preço, o preço é determinado sempre pelo mercado e as firmas não exercem influências sobre ele. Por serem livres as modalidades de fatores a entrada e saida das firmas no mercado faz com que o lucro econômico vai á zero.
As características da concorrência perfeita são: grande número de produtores e demandantes do produto; produtos homogéneos: não existe diferenciação entre os produtos oferecidos pelas empresas concorrentes; não existem barreiras à entrada no mercado; transparência do mercado (as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado); a não intervenção do Estado (o Estado não intervém, deixando o mercado regular-se através da chamada “mão invisível da concorrência". Os preços são definidos pelo livre jogo da oferta de demanda. Assim, o equilib rio “seria sempre alcançado tanto a curto, como a médio e longo prazo”).
O monopólio caracteriza-se quando uma única empresa produz determinado bem, não existindo nenhum bem substituto próximo (exemplo a EDP em Portugal no que respeita à distribuição de energia e a Petrobrás no Brasil). Este modelo leva a que seja quase impossível entrarem novas empresas concorrentes no mercado, pela existência de barreiras à entrada. Varios sao os motivos que podem levar um mercado a se estruturar-se como um monopolio: Patentes, Licenças
...