ESTRUTURAS DE MERCADO
Projeto de pesquisa: ESTRUTURAS DE MERCADO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Almondega12 • 6/10/2014 • Projeto de pesquisa • 664 Palavras (3 Páginas) • 393 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 ESTRUTUTAS DE MERCADO – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4
2.1.1 – Oligopólio - Definição 4
2.1.1.1 Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial 4
2.1.1.1.1 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
No decorrer do trabalho será exposto as principais estruturas de mercado, conceitos, regulações, a estrutura de oligopólio que acarretam direta e indiretamente na forma como as grandes empresas do setor supermercadista atuam na Economia Nacional e Regional do Rio Grande do Sul diante da configuração atual do Estado, classes sociais e poderio de compra da população.
2 DESENVOLVIMENTO
Com o fortalecimento e consolidação da Segunda Revolução Industrial, no final do século XIX foi possível perceber um aumento na oferta e na demanda de bens e serviços nunca antes visto, o que certamente proporcionou a concorrência entre as empresas e também a concentração do poder econômico- financeiro nos centros onde se concentravam tais empresas.
Neste período também surgiram as grandes corporações, que possuíam em seus cofres uma soma volumosa de capital, o que propiciava altos investimentos e fortalecia a concorrência, pois quando as grandes concorriam, sufocavam as menores corporações e logo em seguida, era possível prever que uma grande sucumbiria. Sabendo de tais dificuldades e incertezas do mercado, neste período também, na tentativa de estabilizar o mercado e sua luta competitiva, muitas empresas acabaram utilizando de fusões, holdings, joint venture, pools e trustes.
Isso dito, percebe-se que com o aumento gradativo das grandes empresas nos grandes centros urbanos, estas vem acompanhando o cenário global e adaptando-se às realidades de cada região.
2.1 ESTRUTURAS DE MERCADO
Assim, é importante definir o conceito de Mercado e suas ramificações no que tange a sua configuração e como este define o preço da mercadoria final. As Estruturas de Mercado são modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda, baseando-se em características observadas em mercados existentes. Em todas as estruturas clássicas os agentes são maximizadores de lucro. As estruturas de mercado estão condicionadas por três vias principais:
a) número de firmas produtoras no mercado;
b) diferenciação do produto;
c) existência de barreiras à entrada de novas empresas.
No mercado de bens e serviços, caracterizam-se pela seguinte estrutura: concorrência perfeita, concorrência monopolística (ou imperfeita), monopólio, oligopólio
...