Economia PERGUNTA
Ensaio: Economia PERGUNTA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilalves • 23/2/2014 • Ensaio • 610 Palavras (3 Páginas) • 459 Visualizações
Economia (ECO20)
QUESTÃO:
1. A Teoria Marginalista, como hoje é concebida, teve a contribuição de muitos economistas, mas foi um britânico quem elaborou o princípio da Utilidade Marginal decrescente. Explique como funciona o princípio da Utilidade Marginal decrescente, caso o consumidor possa optar entre duas mercadorias distintas de preços diferenciados.
RESPOSTA ESPERADA:
O consumidor, ao agir racionalmente, verificará o grau de utilidade marginal de cada produto em relação ao preço. Ele irá optar primeiramente pela mercadoria que lhe trouxer a maior utilidade marginal por unidade monetária gasta. Caso sua renda lhe permita fazer aquisições adicionais, a escolha recairá sempre por aquela mercadoria de maior utilidade marginal por unidade monetária. A sequência de consumo seguirá a ordem decrescente das utilidades marginais por unidade monetária gasta.
QUESTÃO:
2. As políticas de combate à inflação geralmente são penosas para a sociedade, o que explica o fato de muitos governos relutarem em adotar essas medidas com vigor. Explique por que as medidas de combate à inflação costumam ser tão impopulares.
RESPOSTA ESPERADA:
A alternativa mais simples de se reduzir a inflação no curto prazo seria reduzir a capacidade de consumo da sociedade. Esta ação pode ser implementada com: elevações de impostos, cortes nos gastos públicos, elevação da taxa básica de juros, restrições ao crédito. Esses são alguns exemplos de medidas que podem ser rapidamente postas em prática para reduzir o poder aquisitivo e a capacidade de consumo das famílias. Por esta razão, tais medidas são extremamente impopulares. Contudo, são eficazes no combate à inflação, pois, com a queda no consumo, há uma tendência de queda nos preços.
Todo processo inflacionário é causado por um desajuste entre a demanda e a oferta. Na verdade, a inflação ocorre quando a demanda por produtos supera de forma significativa a sua oferta. Isso significa que o desejo de consumir dos consumidores supera a capacidade de produção dos empresários. Quando esse desajuste ocorre, tem-se, a grosso modo, duas alternativas para corrigir a inflação: 1) elevar a capacidade produtiva; ou 2) reduzir a capacidade de consumo da sociedade.
A princípio parece mais lógico estimular o aumento da oferta, pois isso implica a geração de mais empregos e aumento da produção, o que contribui para o crescimento econômico. O problema é que não é possível aumentar o volume de produção quando as empresas já estão operando em sua capacidade máxima. Para elevar a produção além de um determinado ponto, as empresas devem ser ampliadas, investimentos precisam ser feitos em estrutura, máquinas, qualificação de mão de obra etc. E todo este processo, para ser completado, precisa de tempo. Por isso, considera-se que, no curto prazo, não é possível combater a inflação tentando aumentar a oferta. Isso ocorre porque os próprios incentivos para ampliação da oferta levariam a aumentos nos investimentos, o que também colaboraria para a elevação dos preços.
QUESTÃO:
3. A economia é uma ciência social que procura, principalmente, relacionar a escassez relativa
...