Estrutura de mercado
Seminário: Estrutura de mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: generico • 20/10/2014 • Seminário • 487 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
Aqui se destina a explanar, de forma resumida as principais formas de estrutura de mercado. À concorrência perfeita, ao monopólio, competição monopolista e oligopólio. Pois a estrutura do setor supermercadista do rio grande do sul é considerada um oligopólio.
A estrutura de mercado é multidimensional pois se constitui de muitos fatores, como diferentes tipos de produtos, condições de entrada e saída e do grau de concentração dos vendedores e compradores.
2.1.1 Concorrência perfeita
A concorrência perfeita consiste em uma estrutura onde existem muitas empresas atuando no mesmo ramo e produzindo produtos iguais. Onde não aja diferenciação de produtos e o preço seja relativamente o mesmo.
A mobilidade de fatores é livre, como a circulação de informações não havendo nenhuma empresa no poder do mercado. A empresa apenas escolhe fazer a quantidade que lhe de o maior lucro. O Preço é determinado pelo próprio mercado e as empresas não exercem influência sobre ele.
Tendo a livre mobilidade de fatores, a entrada e saída das empresas no mercado, como a mão de obra, onde os funcionários de um empresa, tenham liberdade de trocar de emprego e até buscar em outra região melhores remunerações.
2.1.1.1 Monopólio
A estrutura de mercado como monopólio tem como característica ter apenas um produtor no mercado, onde o consumidor não tem escolha.
Resumidamente, uma determinada empresa é a única fornecedora de bens e serviços onde ela mesma estabelece o preço de venda de seus produtos
Concorrência monopolística
É uma estrutura de mercado onde mistura características da concorrência perfeita com o monopolio. Sua principal característica é a diferenciação das empresas com seus produtos, cada empresa produz sua própria marca, mesmo tendo semelhança entre os produtos, sendo assim, tendo alguma liberdade para fixar o preço de seu produto.
Oligopólio
É uma estrutura de mercado caracterizada por ter grandes corporações que atendem os desejos e necesidades de muitos consumidores e têm a capacidade de controlar o preço dos bens e serviços ofertados.
Segundo o texto, explica que existiam 7 a 8 empresas mercadistas grandes na concorrência do setor do sul, tendo em vista que no de ano 2005, graças ao proceso de aquisição e fusão, onde a sonae (hoje walmart) adquiriu grande parte dessas empresas fixando seu poder de mercado. Desta maneira, com o avanço dos grandes grupos na área de supermercados fez com que a maioria dos consumidores porto-alegrense fossem, clientes apenas dos três gigantes do varejo, Walmart, Zafarri e Carrefour onde obtiam 90% do faturamento do setor na capital.
Existe vantagens absolutas de custos pelas empresas já instaladas, como diferenciação de produtos, fidelidade às marcas, economías de escalas e scopo. Cada firma tem sua estrategia de venda, o Carrefour se baseia em preço onde busca atingir o consumidor de baixa renda, em dia de promoção ele cobre qualquer preço que a concorrência tenha melhor, ja a walmart opta por uma política
...