Figura X – Disponibilidade de Água no Planeta
Por: _Luuqiinhas • 6/3/2016 • Relatório de pesquisa • 735 Palavras (3 Páginas) • 278 Visualizações
Revisão da Literatura
A disponibilidade de água do planeta (ABES, 2009) sofre variações em função do tempo e do espaço, ou seja, são influenciadas por condições climáticas e pelas estações do ano. Desta disponibilidade, apenas uma pequena fração é constituída por água doce, em torno de 1% de toda a água existente é considerada própria para consumo. Esse quantitativo e água doce encontram-se fracionado conforme a figura X.
[pic 1]
Figura X – Disponibilidade de Água no Planeta
Fonte: Abes, 2009
A partir dessa situação, é possível notar a importância de criar e desenvolver ações e tecnologias com o intuito de racionalizar e aperfeiçoar o uso da água, conscientizando sobre o consumo sustentável e alertando sobre a preservação deste recurso.
Com aproximadamente 13% do total de água doce do planeta, que representam uma disponibilidade hídrica de 5.759,50 km³/ano (MIERZWA e HESPANHOL, 2005), o Brasil é considerado uma país privilegiado sob o ponto de vista da abundância deste recurso natural.
Porém, a relação concentração de agua e população distorce esse conceito já que, em algumas regiões do país, existe o desequilíbrio entre população e disponibilidade hídrica (MIERZWA e HESPANHOL, 2005).
Pelo fato do Brasil possuir uma considerável quantidade de água doce em seu território, ela é distribuída em categorias de uso, conforme a figura X. Porém, em função das atuais técnicas utilizadas para o consumo da água e a falta de responsabilidade de uma parcela significativa da população, é possível afirmar que todos os setores da economia e da sociedade utilizam a água com pouca eficiência, evitando assim a utilização dos recursos naturais de maneira sustentável. (MIERZWA e HESPANHOL, 2005).
[pic 2]
Figura X – Distribuição do Consumo de Água no Brasil
Fonte: Adaptação de Mierzwa e Hespanhol, 2005
Os vários usos da água estão descritos a seguir (CETESB, 2011):
- Consumo Humano
A qualidade da água para o consumo humano deve atender a padrões de qualidade e de potabilidade, garantindo que suas características físicas, químicas e biológicas estejam dentro dos padrões recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) (CETESB, 2011). Devido ao fato da água ser vital para as atividades do corpo humano, também para a higiene e preparo de alimentos devem ter seu uso priorizado. No Brasil estes padrões estão definidos na Portaria 518/04 do Ministério da Saúde. Na Tabela X estão descritas de forma cronológica a evolução das legislações brasileiras para a água para consumo humano.
Tabela X – Legislação de Água para Consumo Humano
[pic 3]
- Uso Industrial
No caso da indústria, a água pode ser utilizada como matéria-prima ou fazer parte do processo de industrialização. É geralmente um potencial consumidor de água e gerador de efluentes. Dependendo de como será aplicado o uso da água em seus processos, deve apresentar grau de pureza refinado e os padrões de qualidade bem definidos.
- Agricultura
Considerada como uma das mais antigas aplicações para o uso da água, a técnica de irrigação é utilizada para suprir os tempos de estiagem, possibilitando colheitas mais produtivas em função da disponibilidade da água. Deve atender a padrões de qualidade, que podem variar de acordo com o tipo de plantação, principalmente para produtos destinados ao consumo humano.
...