GUSTAVO CERBASI
Resenha: GUSTAVO CERBASI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ajaj2 • 29/5/2013 • Resenha • 256 Palavras (2 Páginas) • 515 Visualizações
GUSTAVO CERBASI
O risco dos imóveis
--------------------------------------------------------------------------------
Quando más escolhas são feitas, é possível perder dinheiro até no mais tangível dos investimentos
--------------------------------------------------------------------------------
Quem está habituado a formar seu patrimônio em imóveis geralmente resiste a conhecer outros investimentos. Os argumentos para isso se baseiam na tradição, na segurança e na previsibilidade que o mercado de imóveis supostamente apresenta.
Entretanto, sabe-se que é possível ganhar muito dinheiro com imóveis, e uma regra básica em economia prevê que, para obter mais rentabilidade nos investimentos, precisamos assumir mais riscos.
É nesse ponto que podemos derrubar o argumento de quem prega a segurança dos imóveis. Comprar imóveis não é a mesma coisa que investir neles.
Afinal, o ganho esperado para quem compra imóveis na planta e revende na entrega das chaves está por volta de 25% a 30%, antes dos impostos.
O prazo de obra raramente é menor do que dois anos. Compradores geralmente ignoram custos adicionais como os de registro e de transferência e reformas adicionais para tornar a construção habitável.
Depois de pronto, há o risco de vacância, que faz com que a possibilidade de lucro se transforme em custo.
Levando tudo isso em consideração, o pouco ou nenhum ganho acima de produtos tradicionais de renda fixa faz dos imóveis uma alternativa com baixa recompensa sobre o risco assumido.
Até esse ponto, não vejo motivo para criticar a compra de imóveis, desde que o comprador se sinta realmente mais seguro do que se seu dinheiro estivesse em um banco.
Porém, pelo fato de não haver recompensa pelo risco, uma estratégia de compra e venda simples não é considerada, necessariamente, um investimento.
...