INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
Relatório de pesquisa: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: avaharne • 23/12/2014 • Relatório de pesquisa • 1.762 Palavras (8 Páginas) • 221 Visualizações
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Para demonstrar a importância de certos investimentos dentro da empresa, é necessário fazer algumas considerações a respeito da Inovação Tecnológica.
Definindo genericamente, inovação tecnológica é a exploração com sucesso de novas ideias. É fácil confundir, pois existem vários outros tipos de inovação, por exemplo: novos mercados, novos métodos organizacionais e novos modelos de negócio, enquanto a tecnológica diz respeito a produtos e processos. Uma inovação tecnológica de um produto ou de um processo é a implantação/comercialização desses “com características de desempenho aprimoradas de modo a fornecer objetivamente ao consumidor serviços novos ou aprimorados” . O requisito mínimo para se definir uma inovação é que o produto ou processo sejam novos (ou significativamente melhorados) para a empresa. Isso inclui aqueles os quais a empresas é a pioneira a desenvolver e aqueles que foram adotados de outras empresas ou organizações.
As inovações de produto envolvem mudanças significativas nas potencialidades de produtos e serviços no que concerne a suas características ou usos previstos. As inovações de produto podem utilizar novos conhecimentos ou tecnologias, ou podem basear-se em novos usos ou combinações para conhecimentos ou tecnologias existentes. A empresa pode ganhar uma vantagem competitiva por meio de introdução de um novo produto, o que lhe confere a possibilidade de maior demanda e maiores margens sobre custos (OCDE, 2005, p.57).
A inovação tecnológica não necessariamente inclui pesquisa e desenvolvimento, já que também pode se dar por transferência, difusão. Aquisição de equipamentos, etc. Apesar de P&D constituírem uma parte importante na expansão de uma empresa, podemos observar que, no Jogo de Negócios, muitas eram as ocasiões em que não se investia em pesquisa e, mesmo assim, obtinham-se resultados satisfatórios. Obviamente, através de um investimento maior em P&D, as decisões da empresa são mais claras e fáceis, mas nunca seguras de sucesso. Existem riscos e incertezas em qualquer processo, mesmo através da pesquisa não há total previsibilidade.
Pode-se datar a inovação tecnológica de bastante tempo atrás. No Século XVIII, Adam Smith estudava as primeiras noções envolvendo divisão de crescimento de produção, competição e mudanças tecnológicas, sendo o pioneiro em relacionar capital e tecnologia. Ele é considerado o pai da economia moderna e também o mais importante teórico do liberalismo econômico. Porém, somente a partir do trabalho de Joseph Schumpeter, no Século XX, foi possível estabelecer uma relação entre inovação e desenvolvimento econômico, através de sua Teoria do Desenvolvimento Econômico de 1934, que abordava aspectos técnicos, mercadológicos e organizacionais .
É possível definir as inovações tecnológicas como radicais ou incrementais. As radicais produzem um grande impacto econômico ou mercadológico, referindo-se à criação de um produto ou processo completamente novo. Caracteriza-se como uma ruptura tecnológica. Em certas ocasiões, pode tornar obsoleto outro produto. Ex.: o surgimento do mp3 levou o discman ao desuso e o surgimento do ipod, por sua vez, levou o mp3 a praticamente desaparecer do mercado.
As inovações incrementais, que constituem uma maioria, são o resultado de uma interação entre elementos quando uma mercadoria ou serviço já existente recebem melhorias e ganham novo valor de mercado. É destinada principalmente a melhorar os aspectos dos produtos que são mais valorizados pelos clientes, gerando maior satisfação. A intenção das melhorias é conservar os clientes já existentes e construir um relacionamento sólido e duradouro, baseado em respeito, credibilidade e compromisso. Atrair um cliente novo é cinco vezes mais caro para uma empresa do que manter os já existentes, dessa forma, o foco é investir no monitoramento da satisfação dos consumidores, para adquirir vantagem competitiva em relação à concorrência. O cliente satisfeito não só volta a comprar da empresa, como também faz propaganda positiva para outros potenciais consumidores. É necessário investir em inovação e qualidade continuamente, além de pesquisas de satisfação e sistemas de CRM (Customer Relationships Management).
O processo de inovação envolve as seguintes que etapas (TIDD, BESSANT, PAVITT, 1997):
• Prospectar o ambiente (interno e externo) para identificar e processar sinais relevantes sobre ameaças e oportunidades relacionadas à mudança;
• Decidir (com base numa visão estratégica de como empresas pode melhor se desenvolver) a quais destes sinais deve-se responder;
• Obter os recursos que possibilitem a resposta (seja criando algo novo através de pesquisa e desenvolvimento, seja adquirindo algo externo através de transferência de tecnologia);
• Implementar o projeto (desenvolver a tecnologia e o mercado interno ou externo)para responder efetivamente.
O processo de globalização é uma força poderosa para a inovação. A competição internacional força as empresas a aumentar sua eficiência e desenvolver novos produtos, melhores e mais atraentes ao mercado. O valor da tecnologia se encontra na expectativa do que ela vai gerar. São investimentos caros, por isso devem-se pesar as expectativas de ganhos futuros contra o risco do investimento. O objetivo é que o valor agregado à empresa, após a implantação do novo produto/processo compense os altos preços e riscos da inovação tecnológica. As inovações atuais têm construído novas estruturas e relacionamentos espaço-temporais, com implicações de ordem social e geográfica ainda hoje não amplamente definidas (SILVA, 2004).
PROPAGANDA E MARKETING
Um segundo aspecto que se configura importante para o sucesso de uma empresa é o poder da Propaganda e do Marketing. Como uma companhia pode divulgar seus produtos, suas vantagens, seus diferenciais, sem um meio de comunicação para atingir o consumidor? Um marketing eficiente não só informa sobre os produtos e serviços, mas também influencia possíveis clientes a comprar. Existem diversos benefícios decorrentes de Publicidade, tais como promoção e maior visibilidade da marca e/ou empresa, aumento das vendas, divulgação da imagem, aumento dos lucros, etc..
A publicidade e a propaganda devem ser aprimoradas e personalizadas para cada tipo de cliente e situação, a fim de atingir determinada classe social, sexo ou até mesmo segmentação demográfica. A tarefa do bom profissional de marketing é saber
...