INTRODUÇÃO A MACROECONOMIA
Seminário: INTRODUÇÃO A MACROECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: giliard • 23/9/2013 • Seminário • 346 Palavras (2 Páginas) • 365 Visualizações
INTRODUÇÃO A MACROECONOMIA
Macroeconomia: Estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, ou seja, estuda a determinação e o comportamento dos grandes agregados nacionais como o Produto Interno Bruto, Investimento Agregado, Poupança Agregada, Nível geral dos preços, Nível de emprego, como:
- Renda
- Produto Nacional
- Nível geral de preços
- Emprego e desemprego
- Estoque de Moeda
- Taxa de juros
- Balanço de Pagamentos
- Taxa de câmbio
OBS:
Balanço de Pagamentos: É o registro contábil de todas as transações de um país com o resto do mundo envolvendo as transações com mercadorias, capitais e serviços.
Balança Comercial: É o primeiro item do Balanço de Pagamentos em que são lançadas as exportações e importações de mercadorias, em termo FOB (Free on board – livre a bordo).
OBJETIVOS DA POLÍTICA MACROECONÔMICA
1) Alto nível de emprego (Pleno emprego) – Reduzir o índice de desempregado ao nível que mais se aproxima do zero.
Pleno emprego: É a situação em que os recursos disponíveis estão sendo plenamente utilizados na produção de bens e serviços, garantindo o equilíbrio das atividades produtivas.
2) Estabilidade de preço – Controle da inflação
3) Distribuição Eqüitativa (justa) da Renda – Melhor o poder aquisitivo (maior renda significa maior consumo) da sociedade como um todo.
4) Crescimento econômico – É o crescimento contínuo da renda total e per capta (por pessoa) ao longo do tempo. (não confundir com desenvolvimento econômico)
-
INSTRUMENTOS DA POLÍTICA MACROECONÔMICA
Política Fiscal: É o instrumento que o governo dispõe para arrecadar tributos e controlar suas despesas.
Política Tributária: Estimular ou inibir os gastos de consumo do setor privado.
Ex: O aumento da carga tributária irá onerar o preço do produto final inibindo o consumo (chamada de política restritiva). Já no caso de diminuição da carga tributária, ocorre uma tendência de diminuição no preço do produto final ocasionando um aumento no consumo (chamada de política expansiva).
Política de Gastos: Controle das despesas por parte do governo.
Ex. No caso de uma política expansionista ele pode aumenta seus gastos com obras públicas (construção de estradas). Já com objetivo de adotar uma política restritiva (evitar o consumo) pode ocorrer uma contenção dos salários dos funcionários públicos e dos trabalhadores em geral.
...