Inflação
Resenha: Inflação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caiomatte1995 • 16/5/2014 • Resenha • 882 Palavras (4 Páginas) • 204 Visualizações
A inflação é considerada um poder de compra do dinheiro com isso vem a queda do valor de mercado, mas como todo mundo conhece ela é conhecida como o aumento geral dos preços. A inflação é o contrário da deflação, pois os preços dentro de uma faixa de 2 a 4,5% ao ano chama-se estabilidade de preço. A chamada “inflação zero” não é o que todo mundo pensa, pois pode estar denunciando a ocorrência de uma estagnação da economia. Inflação prematura, Inflação reprimida, Inflação de custo, Inflação de demanda, todos considerados processos inflacionários, gerados por uma série de acontecimentos na economia do país.
Juros é remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É apresentado como um percentual em cima do dinheiro emprestado e pode ser calculado de duas formas: Juros simples e compostos. O Juro é considerado um “aluguel sobre o dinheiro”. Seria uma compensação paga pela pessoa que pegou o empréstimo para que ela possa ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento.
Taxa de câmbio é o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda. Ela pode ser definida em termos directos (ao incerto) ou em termos indirectos (ao certo). A taxa de câmbio está definida em termos directos quando exprime o preço de uma unidade monetária estrangeira em unidades monetárias de moeda nacional A taxa de câmbio está definida de forma indirecta quando exprime o preço de uma unidade monetária de moeda nacional em unidades monetárias de moeda estrangeira.
As medidas de tendência central são utilizadas para caracterizar um conjunto de valores, representando-o adequadamente. A denominação “medida de tendência central” se deve ao fato de que, por ser uma medida que caracteriza um conjunto, tenderá a estar no meio dos valores.
Média Aritmética é considerada uma medida de tendência central e surge do resultado da divisão do somatório dos números dados pela quantidade de números somados.
Os métodos de Amostragem Probabilísticos são preferíveis quando o utilizador pretende extrapolar com confiança para o Universo os resultados obtidos a partir da amostra. Neste tipo de amostragem é possível demonstrar a representatividade da amostra assim como calcular estatisticamente o grau de confiança com o qual as conclusões tiradas da amostra se aplicam ao Universo.
Os números-índices são medidas estatísticas frequentemente usadas por administradores, economistas e engenheiros, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias-primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto etc. È grande a importância dos números-índices para o administrador, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças continuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de cada empresa individualmente.
A Deflação caracteriza uma diminuição relativamente longa do nível geral de preços numa zona económica. Isto significa nomeadamente que a moeda em circulação ganha valor relativamente às mercadorias, serviços e moedas estrangeiras. È então o conceito oposto de inflação.
A Deflação difere da Desinflação, período de diminuição do ritmo de aumento dos preços.
Os Bancos Centrais têm muito cuidado com os riscos de deflação, porque os instrumentos de politica monetária
...