Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces
Seminário: Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: waltersena • 18/10/2013 • Seminário • 313 Palavras (2 Páginas) • 438 Visualizações
Introdução
O Programa de Mestrado e Doutorado em Design e o Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces (LEUI) e a CCE oferecem o Curso de Especialização Ergonomia, sob a coordenação das Professoras Claudia Mont´Alvão, D.Sc. e Manuela Quaresma, D.Sc.
O curso tem como objetivo principal explicitar o campo de ação da Ergonomia, através de seu objeto de estudo, seus objetivos e de seus métodos, assim como de suas áreas de intervenção.
Objetiva-se também apresentar exemplos práticos de pesquisas e aplicações de ergonomia industrial, do produto, ambiental, interação homem-computador, trabalho informatizado e sistemas de controle.
Tem-se como público alvo: administradores, arquitetos, designers, enfermeiros, engenheiros, fisioterapeutas, médicos, psicólogos. O curso está aberto a profissionais de áreas afins interessados no tema que poderão atuar concretamente na melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida no trabalho, em casa, na cidade.
Objetivo
• Definir o campo de ação da Ergonomia, através de seu objeto de estudo, de seus objetivos e de seus métodos, assim como de suas áreas de intervenção, capacitando profissionais para atuar como ergonomistas.
• Fornecer subsídios conceituais, metodológicos e técnicos que permitam detectar e diagnosticar aspectos ergonômicos de produtos/estações de trabalho, da apresentação, estruturação e processamento de informações, dos constrangimentos impostos ao operador pelo ambiente operacional, organizacional, físico e espacial.
• Explicitar métodos e técnicas das pesquisas descritiva e experimental e da metodologia de projeto e ferramentas da ergonomia, no levantamento de dados em campo, na estruturação dos dados levantados, nas análises e recomendações interfaciais, instrumentais, informacionais, acionais, comunicacionais, arquiteturais, físico-ambientais e operacionais; na geração, avaliação e validação de soluções projetuais para postos e ambiente de trabalho e para organização das atividades da tarefa.
• Oferecer critérios ergonômicos para a avaliação dos custos humanos associados à carga física, cognitiva e psíquica do trabalho - incidentes, acidentes e doenças profissionais.
• Discutir a relação da ergonomia com a segurança de sistemas, considerando incidentes, acidentes e doenças profissionais – penosidade, periculosidade e insalubridade.
...