Macroeconomia
Artigo: Macroeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Muniz29 • 7/10/2013 • Artigo • 530 Palavras (3 Páginas) • 443 Visualizações
Macroeconomia
A macroeconomia estuda as relações de grandes grupos agregados para combater a inflação e o desemprego. Para isso estuda a renda nacional, o nível de emprego, o nível de preços, consumo, poupança, exportações, investimentos totais; o mais conhecido desses agregados é o Produto Interno Bruto (PIB), onde são somados todos os valores monetários de bens e serviços finais feitos no país. A macroeconomia vê de forma semelhante o mercado de trabalho, onde se agrega todos os tipos de empregos remunerados, com isso existem outras duas variáveis, a Taxa Salarial e o Nível de Emprego do país.
A política da macroeconomia tem alguns objetivos pré-determinados: alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda social justa e o crescimento econômico.
A macroeconomia procura combater a inflação, que é o aumento do nível geral de preço, que por sua vez provoca a desvalorização da moeda e gera assim a distorção de toda a ordem no sistema econômico, piorando a distribuição da renda, pois as pessoas ou famílias de baixa renda monetária passam a encontrar dificuldades com a inflação.
Para a distribuição de renda social justa o governo pode interferir com impostos, subsídios e transferências; essas transferências têm como objetivo final, deixar a distribuição justa e equitativa. O crescimento econômico é o aumento da capacidade produtiva da economia, sendo assim a produção de bens do país, pois quanto maior o produto do país, mais rica é a economia.
Para atingir as metas o governo tem que atuar em cima da capacidade produtiva e das despesas da sociedade. Para fiscalizar é usado pelo governo, a Política Fiscal, a Política Monetária, a Política Cambial e a Comercial.
A Política Fiscal que diz respeito às decisões do governo sobre os gastos e tributos, procura combater a inflação. Com o objetivo de melhor distribuição de renda o governo utiliza recursos para os menos favorecidos, passando a gastar com regiões atrasadas, impondo impostos progressivos, ou seja, quanto mais rica a região maior o imposto pago.
A Política Monetária controla os bens, compra e venda de títulos, regulamentação de crédito e taxa de juros, seu objetivo é controlar a inflação mantendo-a em um nível baixo.
A Política Cambial e a Comercial atuam na economia externa, a cambial na taxa de câmbio, onde o governo permite a flexibilidade da taxa através do Banco Central, a Comercial trata dos incentivos de exportações e o desestimulo de importações através de tarifas e barreiras maiores.
A estrutura básica da macroeconomia se constitui em cinco mercados: mercado de bens e serviços, que determina o nível de produção agregada, bem como o nível de preço; mercado de trabalho, a mão-de-obra especializada, onde se determina a taxa salarial e o nível de emprego; mercado monetário, este analisa a demanda e a oferta da moeda pelo Banco Central, o qual determina a taxa de juros; mercado de títulos determina o valor dos títulos, analisa o papel dos agentes econômicos superavitários, que gastam menos e ganham mais e os agentes deficitários, os que gastam mais e ganham menos e finalmente o mercado de divisas, que depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinados pelo volume importações e saída de capitais financeiros.
Bibliografia
...