TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Ensaio: Macroeconomia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Ensaio  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

1- O que é cada um desses agregados (sua definição)?

Produto: O produto é aquilo que é produzido. É o total da produção desenvolvida pelos meios de produção daquela sociedade. Importante frisar que esta análise é sempre estabelecida em um determinado período de tempo e em um determinado local.

Desemprego: corresponde ao termo usado para indicar a parcela da força de trabalho que se encontra sem emprego.

Inflação: o aumento continuado e generalizado dos preços dos bens e serviço. O aumento de preços é verificado na grande maioria dos bens e não só em alguns. Há uma acentuada diminuição do poder de compra devido a vários fatores, como por exemplo, o rendimento salarial que não sofre alteração.

Renda: Renda está relacionada à renda pessoal ou ao consumos das famílias de um determinado local. Ela é calculada pela soma de toda a remuneração recebida por aqueles que são proprietários das forças de produção. Essa remuneração é recebida pela retribuição pelo uso de seus serviços na própria atividade produtiva do local em questão. Os salários, juros, lucros e aluguéis são alguns exemplos do agregado macroeconômico conhecido como renda.

Consumo: é a atividade que consiste na fruição de bens e serviços pelos indivíduos, pelas empresas ou pelo governo, e que implica a posse e destruição material (no caso dos bens) ou imaterial (no caso dos serviços). Constitui-se na fase final do processo produtivo, precedido pelas etapas da produção, distribuição e comercialização.

Investimento: refere-se às despesas voltadas para a ampliação da capacidade produtiva da economia. Ex. construção de uma hidroelétrica, a construção ou ampliação de uma fábrica, a aquisição de novas máquinas e equipamentos por uma firma, etc.

Investimento Bruto = Formação bruta de Capital fixo + Variação de Estoque

Poupança: é a parte da RPD que não foi consumida.

Renda(D) = C + S

W: salários - remuneração do fator de produção trabalho (comissões, honorários de profissionais liberais, ordenados dos executivos, mesmo que não assalariados), J - juros - prêmio pago aos detentores de recursos por abrir mão da preferência pela liquidez, A - aluguéis - remuneração dos proprietários dos recursos naturais, L - lucros - remuneração do fator de produção capital

Renda(D) = W + J + A + L

Taxa de Juros: é um índice utilizado em economia e finanças para registrar a rentabilidade de uma poupança ou o custo de um crédito. Chama-se taxa de juros aos diferentes tipos de índice que se empregam na medida de rentabilidade das poupanças ou que se incorporam ao valor de um crédito.

Taxa de Câmbio: Taxa de Câmbio é o preço da moeda estrangeira medido em unidades da moeda nacional. E de compra é o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira. Em um regime de câmbio flexível (flutuante) ela se forma pela interação entre a oferta e a demanda de moeda. Em um regime de câmbio fixo, ela é definida pelo Banco Central.

Agregados Monetários: são as medidas quantitativas da oferta de moeda. Cada país classifica seus agregados monetários, geralmente por ordem de liquidez.

Tributos: é uma obrigação de pagar, criada por lei, impondo aos indivíduos o dever de entregar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com