Macroeconomia
Tese: Macroeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Goreth • 21/6/2013 • Tese • 327 Palavras (2 Páginas) • 417 Visualizações
1. a.
O PIB representa a soma das riquezas geradas pelo conjunto dos mais diversos setores no país. Ele mede a diferença entre o custo de se produzir e o que se obtem com essa produção. O indicador do PIB é composto por itens como consumo das famílias e despesas do governo, informações sobre importações e exportações, além dos investimentos
Os números revelados pelo PIB têm impacto direto na população, pois são indicadores determinantes da qualidade de vida, não de forma igualitária, porque vai depender da estrutura produtiva e de como o cidadão está inserido, mas a qualidade de vida aumenta , porque, quanto mais se produz, a tendência é que mais empregos sejam gerados, que os preços diminuam e que haja mais disponibilidade de produtos.
1.b.
Se os números se confirmarem a economia estará em expansão. A economia brasileira está numa trajetória de crescimento e a arrecadação pública vai se recuperar.
2.
X – M são as exportações liquidas. Representam a diferença entre as exportações e as importações.
Se os valores das importações forem maiores dos que as exportações terão um resultado ruim para o crescimento econômico, uma vez que a exportação liquida será negativa, diminuindo o saldo da balança. Causando uma queda no PIB.
3.
Resposta: A
4.
I. Perde-se a noção de preços relativos, não se sabe se as coisas estão caras ou baratas.
II. Enquanto a moeda do país desvaloriza, as outras fazem o movimento inverso
III. A inflação prejudica os investimentos internos no setor produtivo, o mercado imobiliário e a venda de bens de consumo duráveis (veículos, eletrodomésticos, etc.)
5.
Deflação:
É quando os preços médios recuam, ou seja, a taxa torna-se negativa. As empresas reduzem preços como única alternativa de venda e podem ir à falência devido às perdas decorrentes da venda abaixo do custo.
Hiperinflação:
É a inflação que está fora de controle, uma condição em que os preços aumentam rapidamente como a moeda perde seu valor. As definições formais variam de uma taxa de inflação acumulada durante três anos se aproxima de 100%.
...