Macroeconomia
Por: picapaugmailcom • 15/12/2015 • Relatório de pesquisa • 575 Palavras (3 Páginas) • 547 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS
CURSO: CIENCIAS ECONOMICAS
MACROECONOMIA
PROGRESSO TECNOLOGICO NO MODELO SOLOW E A DECADENCIA DO CRESCIMENTO ECONOMICO DO MUNDO
MINEIROS –GO
Progresso Tecnológico no Modelo de Solow
Até este ponto nossa apresentação do modelo de Solow pressupôs uma relação inalterável entre os insumos capital e mão-de-obra e a produção de bens e serviços. Não obstante, o modelo pode ser modificado no sentido de incluir o progresso tecnológico exógeno, o qual, ao longo do tempo, expande a capacidade produtiva da sociedade.
O pressuposto mais simples sobre progresso tecnológico é que ele faz com que a eficiência da mao-de-obra, E, cresça a uma taxa contante, g. Por exemplo, se g=0,02, então cada unidade de mao-de-obra passa a ser 2 por cento mais eficiente a cada ano : o produto aumenta como se a força de trabalho tivesse aumentado em um adicional correspondente a 2 por cento. Esse modelo de progresso tecnológico é chamado de incrementador da mao-de-obra, e g é chamado de taxa de progresso tecnológico incrementador da mao-de-obra. Como a força de trabalho, L, está crescendo à taxa n, e a eficiência de cada unidade de mão-de-obra, E, está crescendo à taxa g, o número de unidades de eficiência L X E está crescendo à taxa n + g.
Uma vez que o progresso tecnológico está sendo modelado aqui como incrementador da mao de obra, ele exerce efeitos similares ao crescimento populacional. Embora o progresso tecnológico não faça crescer o numero efetivo de trabalhadores, cada trabalhador, na realidade, vem com uma maior quantidade de unidades de mao-de-obra ao longo do tempo. Por conseguinte, o progresso tecnológico faz com que o numero efetivo de trabalhadores aumente.
Com o acréscimo do progresso tecnológico, nosso modelo pode finalmente explicar os crescimentos sustentáveis nos padrões de vida que observamos. Ou seja, mostramos que o progresso tecnológico pode acarretar o crescimento sustentável do produto por trabalhador.
Em contrapartida, uma elevada taxa de poupança acarreta uma alta taxa de crescimento somente até que seja alcançado o estado estacionário. Uma vez que a economia se encontre no estado estacionário, a taxa de crescimento do produto por trabalhador depende unicamente da taxa de progresso tecnológico.
De acordo com o modelo de Solow, somente o progresso tecnológico pode explicar o crescimento sustentável e padrões de vida persistentemente elevados.
A DECADÊNCIA DO CRESCIMENTO ECONOMICO DO MUNDO
Estudos têm demonstrado que ela pode ser atribuída a uma queda na taxa em que a função de produção vinha melhorando ao longo do tempo. Existem, entretanto, inúmeras hipóteses para explicar essa queda no crescimento da produtividade.
Problemas de mensuração, os estatísticos do governo está longe de ser perfeito, podendo estar subindo rapidamente o nosso padrão de vida não acompanhando os dados do governo.
Preços do petróleo podem ser considerados, sendo menos provável, pois a diminuição acumulada da produtividade parece grande demais para ser explicada por um aumento nos preços do petróleo.
Alguns economistas sugerem que a desaceleração da produtividade pode ter sido causada por mudanças na força de trabalho. Para alguns economistas o mundo teria ficado sem ideias sobre a maneira de produzir, empurrando a economia para uma era de progresso tecnológico mais lento.
...