O Mercado de Capitais e Crescimento Econômico
Por: Reginaldo Albuquerque • 24/9/2020 • Trabalho acadêmico • 341 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
1ª Sobre os determinantes e o desenvolvimento financeiro, como se dá o “racional” / causa-efeito, entre os determinantes e o desenvolvimento financeiro?
Esses dois estão minimamente relacionados e apresentam uma forte simbiose, as causas e consequências de um afetam fortemente o outro e vice-versa. Dentre eles, podemos citar a correlação entre os totais de ativos financeiros de um país e o seu Produto Interno Bruto (PIB).
Seguindo raciocino acima, as relações entre o mercado financeiro e os impactos de reformas, sendo elas positivas ou negativas, afetam no desenvolvimento saudável desse mercado, afetando os aspectos econômicos do país como consequência. Além disso, fatores como a inflação e a flutuação da valorização da moeda local, são aspectos importantes e que também estão inseridos nessa lógica.
2ª Qual a importância / impacto de cada uma das decisões / reformas em cada um dos três estágios implementados no Chile?
Essas decisões ocasionaram diversos impactos positivos na economia chilena e por consequência uma melhora positiva no desenvolvimento do país. Isso se deu em decorrência de uma série de reformas, as quais foram divididas em três estágios a serem cumpridos.
O primeiro estágio deu-se início em decorrência da estabilidade macroeconômica do país, graças ao combate a inflação, da reforma fiscal e do equilíbrio no balanço de pagamentos. O Segundo estágio abrangeu diversas reformas microeconomias. Por fim, o terceiro estágio baseou-se na melhoria das instituições do país.
Esses estágios transformaram o Chile em uma das maiores potencias econômicas da América do Sul e dos países emergentes, apesar de focar em fatores econômicos, essas melhorias acabaram afetando positivamente todos os outros setores importantes do país.
3ª Qual motivo de o mercado secundário de título públicos e privados ainda ser incipiente no Brasil?
Por diversos motivos, dentre eles podemos citar o fato da existência de títulos públicos indexados a taxa básica de juros diária, decorrente a isso a as suas poucas volatilidades no valor dos seus preços dão pouca estimulação nas suas negociações no mercado secundário. Por fim, o Brasil sofre uma alta tributação em suas intermediações financeiras, o que ocasiona a incipiência desse mercado no país.
...