O Planejamento Financeiro
Resenha: O Planejamento Financeiro. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lulucas • 2/10/2013 • Resenha • 493 Palavras (2 Páginas) • 346 Visualizações
O Planejamento Financeiro cada vez mais se torna uma ferramenta imprescindível na administração da vida familiar e profissional. Tanto a vida financeira como a vida profissional, precisam ser conduzidas de uma forma ajustada através de suas estratégias, planos e metas, da mesma forma que uma empresa precisa ser bem administrada para ter sucesso e progredir. A empresa comercial gera lucros e resultados financeiros, e a empresa familiar gera bem estar, tranqüilidade, saúde, paz, realizações pessoais e integração entre seus componentes. Toda família pode ser chamada de empresa, pois ela surge de uma sociedade entre marido e mulher.
A organização financeira pessoal é algo mais do que um simples controle de despesas e receitas. È algo que requer uma análise séria dos comportamentos e dos hábitos de consumo. Temos que avaliar as atitudes de uma forma ampla, da forma de utilização do cartão de crédito à organização dos pertences pessoais.
Pode uma pessoa ser organizada financeiramente e profissionalmente se não tem os mínimos cuidados com seus pertences e objetos que o acompanham diariamente?
Temos que mudar, reaver o controle da própria vida, de nossos movimentos e desejos. Organizar-se a adquirir uma consciência profunda do momento atual e iniciar daí o processo de mudança. Planejar com boas estratégias, com objetivos claros e possíveis, recuperando o domínio das vontades e sonhos de toda a família.
Na vida profissional é a mesma coisa. Em alguns momentos é preciso se retirar emocionalmente do ambiente em que está e analisá-lo de uma forma crítica, impessoal, coerente e corajosa. Como um estrategista à procura da melhor forma de atingir seus objetivos em uma negociação.
Analise como está sua qualificação, se é preciso melhorá-la. Como está situada profissionalmente na empresa, sua produtividade, seu momento, está bom ou se precisa de algum investimento.
Não podemos mais deixar o comando de nossas vidas nas mãos de terceiros. A vida financeira nas mãos dos Bancos, financeiras, cartões de crédito, do comércio com suas seduções nos obrigando a consumir de qualquer forma. A vida profissional nas mãos das empresas, decidindo o que se vai fazer, em que lugar, de que forma sem fazer uma única pergunta.
Temos que mudar, crescer, adquirir informação e conhecimento e principalmente sonhar, qualidade inerente em todas as pessoas, porém um hábito meio esquecido.
Temos que planejar com objetivos claros e tangíveis, tanto profissionalmente como financeiramente, um planejamento sério, dentro da realidade pessoal e familiar evitando as frustrações de um possível insucesso.
É preciso ter um orçamento financeiro e planos profissionais audaciosos, mas adequados e ligados às necessidades, desejos e sonhos próprios e da família.
O orçamento separado em blocos, por tipo de despesas, sempre analisadas e revistas, as reservas aplicadas em investimentos adequados as finalidades pessoais e a vida profissional com etapas e objetivos bem definidos, sempre sendo analisados e revistos.
No atual mercado, altamente competitivo, com as seduções de consumo e os apelos comerciais cada vez mais fortes, temos necessidade de estar organizados e atentos às oportunidades de surgem diariamente, fortalecendo as decisões e seguindo com convicção os caminhos planejados.
...