O Socialismo
Por: Tami_liimaa • 19/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.238 Palavras (5 Páginas) • 669 Visualizações
Universidade Paulista
(UNIP)
Trabalho de Economia
Tema: Socialismo
Ribeirão Preto-SP
2017
Universidade Paulista
(UNIP)
Trabalho de Economia
Tema: Socialismo
Apresentação da doutrina política e econômica que prega a coletivização dos meios de produção e de distribuição, mediante a supressão da propriedade privada e das classes sociais.
Ribeirão Preto
2017
ÍNDICE
1- INTRODUÇÃO
2- O QUE É SOCIALISMO
2.1- Principais Características do socialismo
2.2- Símbolo do Socialismo
3- CORRENTES SOCIALISTAS
3.1- Socialismo Utópico
3.2- Socialismo Científico
4- SOCIALISMO NO BRASIL
5- DIFERENÇAS ENTRE DOUTRINAS
5.1- Diferença de socialismo e Comunismo
5.2- Diferença entre socialismo e capitalismo
6- CONCLUSÃO
7- FONTE
1- INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo apresentar os principais conceitos sobre o Socialismo, visando de maneira objetiva especificar sua definição e partindo para seu contexto histórico e suas peculiaridades.
Torna-se evidente, portanto, a importância do processo de uma doutrina política e econômica que tem o seu surgimento no século XIX o Socialismo, essa doutrina surge com o nascimento do capitalismo industrial, a partir da teorização do seu desenvolvimento econômico.
Estes dois sistemas apresentam muitas diferenças. Enquanto no capitalismo o governo intervém pouco na economia, no socialismo há uma grande intervenção do governo.
O socialismo tem como visão o bem comum de todos os indivíduos da sociedade, sendo que o governo providencia o que é necessário para os cidadãos. As desvantagens desse sistema é que é difícil estabelecer negócios quando tudo é controlado pelo Estado, a sua implementação é muito complicada, e em vários países socialistas de hoje, as pessoas são exploradas pelos seus governos.
A partir daí, o socialismo passou a vigorar em vários países após a segunda guerra mundial, adotando o sistema socialista que tem como uma de suas principais características, economia planificada, sendo assim um modelo econômico, que defende que o poder é centralizado no estado sobre os meios de produção.
Entre os teóricos, destacou-se Karl Marx, cuja análise político-econômica da história do capitalismo, previa a sociedade marcada pela luta de classes, sendo essa relação caracterizada pelo antagonismo entre uma classe opressora e uma oprimida.
Portanto, o Socialismo é abordado como oposição ao Capitalismo pelo descompromisso social e econômico da coletividade. É necessário destacar as principais correntes socialistas e as diferenças entre as doutrinas surgidas no século XIX. Tendo por base em pesquisas realizadas e leituras.
2- O QUE É SOCIALISMO:
O socialismo define-se como uma sociedade em que reina a igualdade e a liberdade para todos seus membros. Uma economia organizada onde os cidadãos tem os mesmos direitos e deveres e o mesmo acesso aos meios de produção devido ao fato de os trabalhadores estarem sendo forçados a ter uma longa jornada de trabalho e sofrendo com péssimos salários; Foi criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo.
Apesar das ideias socialistas terem sido criadas ainda no século XIX, começaram a vigorar apenas no século XX. O primeiro país a implantar esse regime político foi á Rússia, a partir do ano de 1917, quando houve a Revolução Russa, que derrubou a autocracia do Czar Nicolau e levou o poder aos Bolcheviques que devido a grande massa de trabalhadores russos que trabalhavam muito e ganhavam pouco. Foi estabelecido o socialismo.
Após a segunda guerra mundial muitos países do leste europeu aderiram o socialismo, como China e Cuba.
2.1- Principais Características do socialismo:
● Socialização dos meios de produções, tendo o estado controle de tudo.
● Não existem classes, todos são trabalhadores e tem as mesmas oportunidades.
● O Estado que controla os preços, os estoques, salários e regulando o mercado como um todo.
● O socialismo é divido em duas vertentes o socialismo utópico e o científico.
2.2- Símbolo do Socialismo:
O símbolo da Foice e do martelo foi criado durante a revolução Russa com intuito de convocar os camponeses e os operários. A foice seria a força dos camponeses e o martelo dos operários, cuja os dois representava a força do proletariado que seria a base para ocorrer a revolução do socialismo.
Representação da logo do Socialismo.
3- CORRENTES SOCIALISTAS
3.1- Socialismo Utópico:
Socialismo utópico foi uma corrente de pensamento estabelecida por Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier. O socialismo utópico tinha como objetivo a criação de uma sociedade Perfeita, que seria conquistada de forma calmo.
O nome socialismo utópico surgiu graças à obra "Utopia"
...