OBRIGAÇÕES DE ATIVOS
Projeto de pesquisa: OBRIGAÇÕES DE ATIVOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kelijane • 21/11/2014 • Projeto de pesquisa • 654 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
CONCLUSÃO
Após a realização da etapa 1 pudemos aprofundar nosso conhecimento na história, conceitos e evolução da Teoria da Contabilidade, no âmbito nacional e internacional.
Com base na realização da Etapa 2 compreendemos a importância da Contabilidade, seus objetivos e sua utilização.
Na etapa 3, pudemos identificar a importância dos princípios contábeis e identificar os diferentes conceitos entre os autores.
Na próxima etapa aprendemos a
analisar os componentes de um balanço patrimonial distinguilos individualmente
Passivo - compreende-se a origem de recursos representados por obrigações e deveres, tais como: encargos, impostos correspondentes a bens e serviços recebidos.
Patrimônio Liquido - recursos próprios de um entidade.
Ambos os lados, ATIVO E PASSIVO são divididos em dois grupos: Circulante ( envolvendo as contas a receber e a
pagar no curto prazo) e o Não Circulante ( incluindo contas a longo prazo, acima de um ano).
ATIVO PASSIVO
Circulante Circulante
Disponível e realizável em curto prazo Valores a pagar no curto prazo
Não Circulante Não Circulante
• Realizável alongo prazo • Exigível em longo prazo
• Investimentos Patrimônio Liquido
• Imobilizável • Capital social
• Intangível • Reservas
• Prejuízos acumulados
“No caso que houver Passivo a descoberto, em razão da sua excepcionalidade, a entidade devera modificar a forma habitual da equação patrimonial, apresentando, de modo vertical, o ativo diminuindo do passivo, tendo como resultado o Passivo Descoberto".
Etapa 6 - Normas do conselho de contabilidade sobre escrituração contábil, sociedades e considerações sobre as mudanças nas demonstrações financeiras.
Cooperativas: responsabilidade dos sócios limitada, responsabilidade dos sócios ilimitada.
Passo 3 - Principais alterações da lei 11.638/07
Com a promulgação da Lei nº 11.638/07, em 28 de dezembro de 2007, que altera, revoga e introduz novos dispositivos à Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/76), trata de assuntos de natureza contábil, principalmente a elaboração e divulgação das demonstrações financeiras. O principal objetivo da nova Lei, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2008, que teve sua origem com o projeto de Lei nº 3.741/2000, é a atualização das regras contábeis brasileiras e aprofundar a harmonização dessas regras com os pronunciamentos internacionais, em especial os emitidos pelo International Accouting Standards Board (IASB), por meio dos International Financial Reporting Standards (IFRS).
As principais Mudanças:
Mudança de demonstrações financeiras - criação das demonstrações dos fluxos de caixa, substituindo a demonstração das Origens e aplicações de recursos.
Mudanças no balanço patrimonial - Criação do subgrupo intangível no permanente, desdobrado do subgrupo imobilizado (art.179, VI), ficando definitivamente separados os bens matérias e os bens imateriais.
Mudanças no Critério de Avaliação - a lei 11.638/07 prevê duas hipóteses para a avaliação
...