Objetos do estudo da macroeconomia e microeconomia
Artigo: Objetos do estudo da macroeconomia e microeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cintiasol • 15/5/2014 • Artigo • 538 Palavras (3 Páginas) • 552 Visualizações
1. Macroeconomia e Microeconomia
A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.
Aumento persistente dos preços em geral, de que resulta uma contínua perda da poder aquisitivo da moeda. É um fenômeno monetário, e isso coloca uma questão básica: se é a expação da oferta da moeda que tem efeito inflacionário ou se ela ocorre como resposta á maior demanda de moeda provocada pela inflação (SANDRONI, 1999, p. 301) .
Segundo Sandroni a inflação é o aumento persistente e generalizado dos preços, resultando em uma perda do poder de compra de moeda.
Taxas de Juros pode ser definido com a relação entre os juros pagos (ou recebidos) no final do período e o capital inicialmente tomado (ou aplicado).
A taxa de juros tem um papel importante na política monetária, pois é o instrumento utilizado pelo Banco Central para manter a inflação controlada. (LANZANA, 2001).
De acordo com Lanzana a taxa de juros afeta a disposição de adquirir um bem á prazo (pois taxas maiores aumentam as prestações) e afetam a decisão entre consumir e poupar (pois juros mais elevados desestimulam o consumo e estimulam aplicações financeiras).
Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estregeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional.
"A taxa de câmbio é tudo", afirma Samy Dana, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Ele explica que a taxa de câmbio afeta principalmente a inflação e os preços dentro da economia nacional, e isso vale mesmo para bens de consumo feitos dentro do país ou pequenos produtores rurais. Isto porque, além da quantidade de bens de consumo importados aqui dentro, muitas máquinas e matérias primas tem seus preços cotados na moeda dos Estados Unidos. (JORNAL DO BRASIL, 2013).
1.2. Metódos Quantitativos
A. Medidas Descritivas
I . Medidas de Tendência Central
É uma ferramenta que lida com dados numéricos que observa as tendências desses conglomerados em torno de um valor central, utilizando as ferramentas de média, de moda e de mediana.
II. Medidas de Dispersão
Tem a função de descrever os dados quando se refere o grau de afastamento dos valores em relação ao valor central. Este por sua vez é classificado em heterogêneo e homogêneo, utilizando como ferramenta a amplitude, o desvio padrão, o desvio médio e a variância.
III. Técnicas de Amonstragem Probabilística
É classificada como aleatória simples: quando todos os seus elementos tem a mesma probabilidade de serem selecionados, neste tipo de amostragem não existe critério de divisão da população para extração da amostra.
B. Números-Índices
São indicadores de um comportamento ou tendência de uma ou mais variáveis de um fenômeno. Podendo ser simples quando houver uma única variável, e composto quando há duas ou mais
...