Os Isentivos a geração de energia solar
Por: dijalma oliveira barreto • 28/5/2017 • Trabalho acadêmico • 626 Palavras (3 Páginas) • 170 Visualizações
Incentivos para utilização e geração de energia solar no Brasil
Atualmente no Brasil, a geração de energia através do processo fotovoltaico tem sido alvo de inúmeros estímulos, dado pela eficiência que as placas solares apresentam na geração de energia, e também por conta de o Brasil ser um dos países no mundo que recebe insolação superior a 3000 horas por ano (número de horas de brilho do sol). Dado ao fato de que estamos localizados próximo a linha do equador.
Os investimentos para este tipo de geração de energia, também ocorrem por que é uma forma de geração de energia limpa e barata contribuindo também para a diminuição das emissões de gases que contribuem para o efeito estufa.
E através destes benefícios que entrou em vigor a Resolução Normativa da ANEEL nº 482/2012 que diz, que o consumidor brasileiro pode gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada e inclusive fornecer a energia produzida para a rede de distribuição de sua localidade em troca de créditos, que poderão ser utilizados dentro de um prazo a partir da compensação (validade do credito 60meses). Regulamentando assim, o Virtual Net Metering, ou seja, Sistema de Compensação de Energia.
Outra forma para incentivar os consumidores a buscar essa forma de obter energia, é através de financiamentos que algumas redes bancarias disponibilizam para facilitar o investimento das placas fotovoltaicas. Como por exemplo. Atualmente existe uma grande discussão sobre o Plano de Nacionalização Progressiva (PNP) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no âmbito empresarial e também por meio das associações de empresas do setor fotovoltaico.
USINAS DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL
A energia solar foi descoberta ainda no século XIX pelo físico francês Edmund Bequerel, quando este fazia experimentos com eletrodos. Desde que surgiu e durante muitas décadas, a energia proveniente do Sol foi vista como uma tecnologia do futuro e cujo uso ficaria restrito à pesquisas científicas. Devido ao seu elevado custo inicial, entendia-se que esta não chegaria a ser utilizada amplamente pela população no entanto, os avanços fotovoltaicos não apenas fizeram Einstein ganhar seu primeiro Prêmio Nobel, em 1923, mas foram responsáveis pela consolidação da energia solar como uma possibilidade cada vez mais real de geração de energia limpa.
Nos últimos anos, as vantagens econômicas passaram a figurar entre os pontos positivos dessa fonte além dos benefícios socioambientais. O setor solar tem experimentado acentuadas quedas de preço de equipamentos, o que resultou na instalação de 39.700 MW em sistemas solares no mundo em 2011.
A Primeira Usina de Energia Solar no Brasil foi a usina solar de Taua, construída em 2011, está localizada no município de Tauá, no sertão do Ceará, e tem capacidade inicial de geração de 1000kWp (1MWp). Ela produz energia suficiente para 650 casas populares e foi a primeira usina solar no Brasil a gerar eletricidade em escala comercial.
A usina solar da Tractebel é atualmente a maior usina solar do Brasil em operação comercial. A usina que fica em Tubarão
...