PLT "ECONOMIA"
Tese: PLT "ECONOMIA". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: walla • 18/11/2014 • Tese • 860 Palavras (4 Páginas) • 355 Visualizações
Página 121 cap. 7 - PLT “ECONÔMIA”
01- Caracterize o mercado concorrencial. Que regra o empresário segue para maximizar os seus lucros?
R: Quando falamos de “Mercado Concorrencial” falamos de empresas que fabricam os produtos iguais e disputam os mesmos clientes.
A regra que o empresário utiliza para maximizar seus lucros é tomar o preço e produzir até o seu preço igualar-se ao custo marginal.
02- Diferencie lucro normal de lucro extraordinário.
R: Entendemos que o Lucro Normal é o valor que o proprietário mantém de uma determinada atividade, o valor que exceder do lucro normal passa a ser chamado de Lucro Extraordinário é onde as receitas superam os lucros.
03- Confronte o monopólio com o oligopólio. Mostre as características de cada estrutura de mercado e o modo como o preço é fixado em cada uma delas.
R: Para entendermos o Monopólio conceituamos como a ausência de concorrência onde existe apenas um fornecedor, eles fixam um valor que lhes dará maior lucro, onde eles poderão diminuir a produção e aumentar os preços, por serem os únicos fornecedores. Os Oligopólios já possuem mais de um fornecedor mas mesmo assim são poucos, onde cada um tem uma grande parte do mercado, a alteração na venda de um desses fornecedores afetará a todos. Já os Monopólios não há problema algum, eles estimulam um preço que lhe dará maior lucro, e se aparecer algum concorrente, eles diminuem o preço para desestimular a entrada do concorrente.
04- O que vem a ser o monopólio bilateral?
R: Monopólio Bilateral seria na realidade quando um só vendedor encontra somente um comprador, onde a permutação de valores dependerá dos dois, um por só ter um ele exato comprador, e o comprador por só ter aquele lugar para compra.
05-Quais as estruturas do mercado de fatores? Como elas se caracterizam?
R: Quando falamos de estruturas falamos algo que sustenta e no mercado de fatores Concorrência Perfeita no Mercado Como os ofertantes são em grande número, não podem elevar o preço de seus serviços, por ser uma produção de mão-de-obra não especializado.
- Monopsônio: Onde há somente um comprador para vários vendedores.
- Oligopsônio: Onde há poucos compradores para muitos vendedores.
- Monopólio Bilateral: Quando há somente um comprador para um vendedor.
Perguntas: P.137 cap.8 - PLT “ECONÔMIA”
1 -Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da Macroeconomia e da Microeconomia.
R: As principais diferenças são que a macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio. Diferente da microeconomia, ao estudar e procurar relacionar os grandes agregados, a Macroeconomia não tem por enfoque o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercados específicos.
2 -Sintetize os objetivos de política econômica.
R: Os objetivos são: Alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda socialmente justa, crescimento econômico.
3-Políticas de estabilização da inflação não são compatíveis com melhoria no grau de distribuição de renda. Você concorda? Justifique sua resposta.
R: Não, pois o controle da inflação ajuda o país a crescer, mas não garante a distribuição de renda. O que comumente acontece é que o capital passa a se concentrar nas mãos de poucos.
4-Comente
...