PRINCIPAIS ESTRUTURAS DE MERCADO
Seminário: PRINCIPAIS ESTRUTURAS DE MERCADO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rhayssa12 • 4/6/2014 • Seminário • 1.532 Palavras (7 Páginas) • 439 Visualizações
E C O N O M I A
I- ESTRUTURAS BÁSICAS DE MERCADO:
Também conhecido com REGIMES DE MERCADO, de forma simples, significa: oferta, procura e preço.
O PREÇO é denominador comum entre a oferta e a demanda. Se do lado da OFERTA o empresário se defronta com a escassez de insumos, verifica-se que nesse caso suas expectativas são finitas e limitadas.
Do lado da DEMANDA, o consumidor possui ansiedades infinitas e ilimitadas.
A determinação do equilíbrio e harmonia entre oferta, procura e preço fica condicionada a existência de uma estrutura, ou seja, a ESTRUTURA DE MERCADO.
Colocados frente a frente a procura e a oferta, vai se estabelecer quais diferentes estruturas sob as quais se apresenta a economia, gerando a partir de então padrões próprios.
II- DEFINIÇÃO MERCADO :
MERCADO é o conjunto de pontos de contato voluntário entre vendedores e potenciais compradores de um bem ou serviço, que mediante condições contratuais de compra e venda concretizam negócios.
No conceito de mercado encontramos implícitos os seguintes aspectos:
-QUALQUER TIPO DE INTERCÂMBIO: trocas diretas, como negociações diretas entre vendedores em qualquer lugar, e trocas indiretas, negociações através de bolsas de mercadorias. Assim a definição de mercado é caracterizada pela ideia de ESPAÇO ECONÔMICO, ou seja, inicialmente está circunscrita a uma região determinada.
- NEGOCIAÇÕES SÃO VOLUNTÁRIAS: é o sistema de preços e funciona como denominador comum.
-DESNECESSIDADE DE PRESENÇA EXPLICITA DAS PARTES ENVOLVIDAS NO PROCESSO: essa possibilidade é possível pelo desenvolvimento das redes internacionais de telecomunicação e a padronização dos produtos permitindo que os mercados se desenvolvam em termos locais, regionais, nacionais e internacionais.
III- ELEMENTOS DA ESTRUTURA DE MERCADO:
São dois os elementos que determinam as estruturas e mercadológicas:
- QUANTIDADE DE AGENTES: atenção nesta nomenclatura, pois na verdade a quantidade de agentes, é elemento que se exterioriza, mais pela forma de atuação dos agentes. Diz respeito a existência ou não de reações entre eles, quando decisões particulares dos agentes entrarem em cena, surgindo DUAS POSSIBILIDADES:
Mercados Atomizados: presença de grande quantidade de agentes, em que as decisões individuais dos agentes não influenciam as decisões dos demais agentes concorrentes. Os indivíduos atuam como TOMADORES DE PREÇO, e isoladamente jamais pressionarão o preço que vier a ser ditado pelo mercado. Situação que ocorre nos mercados concorrenciais.
Mercado Não Atomizado: onde existem poucos agentes, mercados não concorrenciais, e a decisão de qualquer um deles terá influencia sobre as decisões dos demais. Nesse caso os agentes conseguem em certas circunstâncias ditar os preços.
-NATUREZA DO PRODUTO FINAL: neste caso, os mercados também podem ser classificados em DUAS categorias :
Mercados Puros: quando os produtos são homogêneos, da mesma espécie, idênticos, iguais, portanto apresentam substitutos perfeitos. Exemplo: água mineral sem gás, flores, cimento....
Mercados Imperfeitos: quando os produtos não são homogêneos quanto a origem, condições de comercialização e qualidade. Nesse caso, a oferta de determinado produto ou serviço, não tem substituto. A determinação do preço fica a mercê de único ofertante, que maximizará seu lucro promovendo a estagnação tecnológica, ineficiência e má qualidade dos produtos.
A DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO FINAL ocorre quando existir manifesta preferência do agente por um deles em detrimento dos demais, embora todos os produtos possam atender a mesma finalidade.
A DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO pode ser identificada pelos atributos técnicos ou físicos, imagem transmitida e características dos agentes.
- ATRIBUTOS TECNICOS OU FÍSICOS: resultam da forma, configuração, estilo, durabilidade, cor, embalagem, tecnologia incorporada.
- IMAGEM TRANSMITIDA: masculinidade, feminilidade, marca, etiqueta, status social exemplificam essa situação.
- CARACTERISTICAS DO AGENTE: diversas possibilidades, como localização geográfica, política de transação(forma de pagamento, preço e crédito), condições de higiene, comportamento dos empregados, assistência técnica, pós-venda e realização de serviços.
IV- ESTRUTURAS BÁSICAS DE MERCADO:
É possível identificar a existência de cinco grandes tipos ou estruturas de mercado:
- CONCORRENCIA PERFEITA;
- CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA;
-OLIGOPÓLIO;
- MONOPÓLIO;
-MONOPÓLIO BILATERAL.
Após identificar a existência dos cinco tipos supracitados, passamos a descrever cada uma das estruturas básicas de mercado.
- CONCORRÊNCIA PERFEITA:
É uma estrutura de mercado que visa descrever o funcionamento ideal de uma economia servindo de parâmetro para o estudo de outras estruturas de mercado.
Trata-se de uma construção teórica, apesar disso, algumas aproximações dessa situação de mercado poderão ser encontradas no caso de mercado de produtos agrícolas e hortifrutigrangeiros.
Para ser considerado caracterizado o regime de concorrência perfeita, necessário a ocorrência dos seguintes requisitos ou hipóteses básicas:
- EXISTENCIA DE UM GRANDE NUMERO DE COMPRADORES E VENDEDORES: existe um numero tão grande de compradores e vendedores, sendo cada comprador ou vendedor tão pequeno em relação ao mercado, que nenhum deles, atuando isoladamente, consegue influenciar o preço da mercadoria. Por essa razão, diz-se que eles são TOMADORES DE PREÇO, ou seja, o preço é um dado fixado tanto para firmas quanto para consumidores.
-PRODUTOS HOMOGENEOS: os produtos colocados no mercado, são perfeitos substitutos entre si, como resultado os compradores são
...