Planejamento financeiro
Seminário: Planejamento financeiro. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 7/5/2014 • Seminário • 347 Palavras (2 Páginas) • 164 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O planejamento financeiro é o ato de estabelecer o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados.
Segundo Sanvicente e Santos (1983, p. 155), planejar, numa abordagem geral, é estabelecer com antecedência as ações a serem executadas, além de estimar recursos e definir responsabilidades para o alcance dos objetivos. O planejamento é a tentativa de prever as ocorrências futuras e estar preparado para agir de forma a evitar surpresas desagradáveis no funcionamento e na gestão do empreendimento.
Já o Orçamento flexível é o processo orçamentário que orienta os gestores na tomada de decisão, com o intuito de auxiliar, e analisar na implementação dos planos e objetivos, produzindo padrões de desempenho, bem como promovendo a coordenação e comunicação na empresa.
A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) irá indicar o que ocorreu no período em termos de saída e entrada de dinheiro no Caixa (demonstração dinâmica) e o resultado desse Fluxo.
A Demonstração do Valor Adicionado, que também pode integrar o Balanço Social, constitui um conjunto de elementos que permitem a análise do desempenho econômico da empresa, evidenciando a geração de riqueza.
No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.
De acordo com o artigo 176, § 1º da Lei 6.404/76, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior.
O art. 1.143, CC 2002, prevê: "Pode o estabelecimento ser objeto unitário de direitos e de negócios jurídicos, translativos e constitutivos, que sejam compatíveis com a sua natureza".
De acordo com o artigo 142 do Código Tributário Nacional (CTN), entende-se por lançamento o procedimento administrativo vinculado que verifica a ocorrência de um fato gerador, identifica o sujeito passivo (contribuinte ou responsável) da obrigação tributária, determina a matéria tributável, aponta o montante do crédito e aplica, se for o caso, a penalidade cabível.
...