Planilhas de Simulação dos Sistemas de Amortização
Por: Rafael Bona • 11/8/2020 • Relatório de pesquisa • 413 Palavras (2 Páginas) • 148 Visualizações
[pic 1] | Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Guarapuava | [pic 2] |
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL – COECI
ENGENHARIA ECONÔMICA A
Aluno: Rafael Luciano Maia Bona R.A.: 1701665
Sistemas de amortização
Sistemas de amortização são métodos de cálculo utilizados em empréstimos concedidos por instituições financeiras, significa a redução da dívida, à medida que as parcelas em aberto vão sendo pagas, reduz-se os valores dos juros, até a eliminação sua eliminação por completo. Mas para a ocorrência da amortização, as primeiras parcelas têm um juros mais alto que o comum. De certa forma, é como se fosse acrescentado o juros das últimas parcelas nas primeiras, assim o valor das parcelas vão diminuindo.
A seguir, serão destacados os principais sistemas de amortização e evidenciados as características de cada um deles.
Sistema de Amortização Constante – SAC
Nesse sistema, a parcela de amortização da dívida é calculada tomando por base o saldo devedor total, dividido pelo prazo do financiamento, com um valor percentual fixo da dívida, assim, é considerado um sistema linear. No SAC, as primeiras prestações são um pouco mais altas que na tabela PRICE, pois o valor pago da dívida é maior, dessa forma, se quita uma parcela mais significativa da dívida, pagando menos juros ao longo do contrato.
Tabela PRICE – TP ou Sistema Francês de Amortização – SFA
Diferentemente do sistema SAC, na tabela PRICE, todas as prestações são iguais, periódicas e sucessivas, isto é, para financiamentos de igual valor, a prestação do SFA é menor que a prestação do sistema SAC ou SACRE. Assim, a parcela que serve para amortizar a dívida é menor no início do financiamento, crescendo ao longo do contrato.
Sistema de Amortização Americano – SAA
No SAA, o principal é quitado ao final do prazo do empréstimo ou financiamento em parcela única. Enquanto os juros podem ser liquidados também em parcela única ou em parcelas periódicas.
Fonte: BAGATINI, Anderson Fernando. SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS. 2010. Erechim. Disponível em: http://www.uricer.edu.br/cursos/ arq_trabalhos_usuario/1275.pdf. Acesso em: 28 mar. 2020.
...