Problemas de logística no setor agrícola
Artigo: Problemas de logística no setor agrícola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wagnerdiniz • 27/11/2013 • Artigo • 626 Palavras (3 Páginas) • 263 Visualizações
PERGUNTA:
Dado as matérias intituladas: “Pesquisa aponta piora nas condições das estradas”, reflita sobre o conceito de Logística “Logística é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender as necessidades do cliente” (CLM Council of Logistics Management, 1991), e explique como a piora das condições das estradas nacionais impacta no processo de implementação eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias das empresas e no respectivo atendimento das necessidades do cliente.
1- Atrasos
2- Alto custo para empresa
3- Comprometimento no seu nome
4- Alto custo para cliente
5- Frustração do cliente
6- Menor arrecadação de impostos
Com as estradas em situações cada vez mais críticas, as empresas obrigam – se a repassar ao cliente os custos. O planejamento da empresa deve ser minucioso devido aos atrasos que podem ocorrer pelo desgaste dos seus veículos causados pela má pavimentação das rodovias em todo o Brasil. Aumentando os custos à empresa pode até comprometer seu nome, frustrando clientes e perdendo espaço no mercado cada vez mais competitivo.
No e-commerce diversas empresas estão se reestruturando com locais de armazenamento regional para diminuir os impactos de nossas rodovias e consequentemente, atenderem de forma mais rápida as expectativas de seus clientes. Tudo isso afeta diretamente todas as pessoas, todavia, problemas de logística afetam também nossa população indiretamente.
Como ocorreu no primeiro trimestre desse ano, onde uma empresa chinesa que importa grãos de soja para a China cancelou a compra de dois milhões de toneladas das oleaginosas brasileiras, devido ao “apagão” logístico no porto de Santos e de Paranaguá no Paraná.
Vou utilizar dados do ano de 2012 para ilustrar o problema do setor agropecuário, que é tão importante para nossa economia.
Um dos maiores produtores de soja do Brasil é o estado de Mato Grosso, que obteve no ano de 2012 uma safra de 21.840.973 toneladas produzidas. Se somarmos mais as produções da região norte com 2.125.069 toneladas e o nordeste com 6.095.546 toneladas produzidas teremos incríveis 30.061.588 toneladas do grão, frente à produção total do país que foi de 65.700.605, ou seja, quase a metade da produção nacional.
No Mato Grosso, utilizei o centro da produção do estado que seria a cidade de Campo Novo dos Parecis. Para escoar a produção mato-grossense até Santos/SP a distância é de 2.050 quilômetros, e para o porto de Paranaguá fica mais longe ainda, cerca de 2.264 quilômetros. Já para o porto de Santarém no Pará essa distância é de 1.878 quilômetros, feita pela Br 163 chegando a famigerada Transamazônica.
A movimentação no porto de Santarém teve apenas 1.627.359 de toneladas recebidas de soja no ano de 2012. Se regiões próximas a ela produzem um pouco mais de 30 milhões de toneladas, significa dizer que pouco mais de 5% dessa produção foi escoada pelo porto de Santarém.
...