QUAL É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?
Tese: QUAL É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LUCI_4 • 24/9/2014 • Tese • 404 Palavras (2 Páginas) • 174 Visualizações
O QUE VEM A SER COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?
O comportamento organizacional é o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Estuda três de terminantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura, aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.
A qualidade do trabalho e o apoio recebido no ambiente de trabalho são muito mais importantes. As habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão.
O comportamento organizacional utiliza o estudo sistemático para melhorar as previsões sobre o comportamento que seriam feitas de maneira intuitiva. Mas, como as pessoas diferem umas das outras, precisamos analisar o comportamento organizacional dentro de um cenário contingencial, utilizando variáveis situacionais como moderadoras dos relacionamentos de causa e efeito.
Existem várias variáveis que influenciam o comportamento das pessoas: as variáveis psicológicas (percepção, atitudes, aprendizagem, motivação, personalidade); as variáveis fisiológicas (traços físicos e mentais); e as variáveis ambientais (infância, adolescência e classe social), e todas essas variáveis são analisadas para o estudo e entendimento do comportamento humano.
Exemplos de Comportamento Organizacional:
Produtividade: Uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, obtendo resultados ao mais baixo custo possível (eficiência e eficácia). Precisamos descobrir quais são os fatores que influenciam a eficiência e a eficácia dos indivíduos, dos grupos e da organização como um todo.
Absenteísmo: O absenteísmo é o não comparecimento do funcionário ao trabalho. É obviamente difícil para uma organização atingir seus objetivos, se seus funcionários não comparecem para trabalhar. Níveis de absenteísmo acima do normal, em qualquer caso, causam um impacto direto sobre a eficiência e a eficácia da organização.
Rotatividade: É a permanente saída e entrada de pessoas da organização, voluntária ou involuntariamente. Um índice alto de rotatividade resulta em aumento de custos para recrutamento, seleção e treinamento. Quando a rotatividade é muito grande ou envolve a perda de pessoal valioso, pode prejudicar seriamente, a eficiência da organização.
Satisfação com o Trabalho: A última variável dependente que analisaremos será a satisfação com o trabalho, que podemos definir neste momento como a diferença entre as recompensas recebidas de fato pelo funcionário e aquilo que ele acredita merecer.
REFERÊNCIAS:
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. São Paulo: Peason Prentice Hall, 2005.
ROBBINS, Stephen P. – Comportamento Organizacional – São Paulo – Prentice Hall, 2002.
http://www.classecontabil.com.br/artigos/ver/1727
...