Questões Macroeconomia
Por: Afonso Pujoni • 3/12/2015 • Trabalho acadêmico • 2.998 Palavras (12 Páginas) • 298 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
CAMPUS PATOS DE MINAS
Curso: Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações
[pic 1]
Disciplina: Economia
9º Período
LISTA DE EXERCÍCIOS MACROECONOMIA
Questões referentes aos caps. 8, 9, 12 e 13 (livro: Fundamentos de Economia)
Assunto: Metas e Instrumentos da política macroeconômica
Contabilidade Nacional
Câmbio
Inflação
Patos de Minas 24/11/2015
Questões capítulo 8
- O que quer dizer crescimento econômico e porque ele é importante para a economia?
R: Crescimento econômico está relacionado ao aumento da renda per capita da população de um país, ou seja, colocar à disposição da coletividade uma quantidade de mercadorias e serviços que supere o crescimento populacional.
- Qual a relação de países desenvolvidos, subdesenvolvidos e crescimento econômico?
R: Quando nos referimos a países desenvolvidos falamos sobre países que conseguiram um alto índice de industrialização, e que desfrutam de um alto padrão de vida, possível graças à riqueza e à tecnologia, esta tem um papel fundamental no nível de desenvolvimento de determinado país.
Os países desenvolvidos são diferentes dos subdesenvolvidos por que: seus habitantes possuem uma melhor qualidade de vida; utilizam seus recursos de tal forma que sejam suficientes para atender às necessidades do país; a qualidade dos seus produtos manufaturados é elevada; têm ordem econômica; os serviços são bem distribuídos no país e entre as pessoas e, acima de tudo, a população trabalha de forma totalmente eficaz.
Até pouco tempo, o desenvolvimento estava vinculado somente ao crescimento econômico em termos de aumento do PIB (produto Interno Bruto) de um país, portanto supunha-se que todo o esforço deveria ser feito neste sentido. Verificou-se, porém, que a relação entre o aumento do PIB e a melhoria da qualidade de vida das pessoas não era verdadeiro em muitos casos. É preciso levar em conta a distribuição das riquezas.
- Defina inflação e explique por que é importante para a economia manter a estabilidade de preços?
R: Define-se inflação como o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços. Manter a estabilidade de preços é importante, pois a inflação acarreta distorções, principalmente sobre a distribuição de renda, sobre as expectativas dos agentes econômicos e sobre o balanço de pagamentos.
- Por que a distribuição equitativa de renda é importante em termos econômicos?
R: Porque a distribuição equitativa de renda aumenta o poder de compra das classes mais baixas, gerando o desenvolvimento econômico.
- Quais são as metas e os instrumentos de política macroeconômica?
R: Metas: Alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda socialmente justa, crescimento econômico.
Instrumentos: Política fiscal, monetária, cambial e comercial e de rendas.
- Defina política fiscal e explique como ela age na economia?
R: A política fiscal refere-se a todos os instrumentos de que o governo dispõe para arrecadar tributos e controlar suas despesas. Dependendo do objetivo a ser alcançado, diferentes ações podem ser adotadas: se o objetivo for reduzir a taxa de inflação, as medidas fiscais normalmente adotadas são a diminuição dos gastos públicos e/ou o aumento da carga tributária. Se o objetivo for maior crescimento e emprego, os instrumentos são os mesmos, mas em sentido inverso, ou seja, aumentam-se os gastos públicos e diminui-se a carga tributária.
- Quais os principais instrumentos da política fiscal?
R: Controle das despesas do governo (política de gastos) e arrecadação de tributos (política tributária).
- Se o governo desejar aumentar o nível de emprego em dado momento, qual seria uma política fiscal adequada? E no caso da melhoria no grau de distribuição de renda?
R: O governo deverá tomar ações de investimento em infraestrutura de portos, aeroportos e na melhoria de estradas, aumentando os seus gastos, e diminuir a carga tributária, assim haverá um aumento do consumo e dos investimentos, o que gerará mais empregos.
Para melhorar a distribuição de renda o governo deverá investir seus gastos em setores ou regiões mais atrasados economicamente, estabelecer uma política de impostos progressivos, cobrando menos de quem tem menos e mais dos mais ricos.
- Defina política monetária e seus principais instrumentos.
R: Refere-se à atuação do governo sobre a quantidade de moeda e títulos públicos existentes na economia. É a atuação do governo sobre a quantidade de moeda, de crédito e das taxas de juros. É uma política de curto prazo com o objetivo de estabilizar o nível geral de preços. Seus principais instrumentos são: Emissões de moeda, reservas compulsórias (percentual sobre depósitos à vista dos bancos comerciais junto ao Banco Central), Open Market (compra/venda de títulos públicos), redescontos (empréstimo do Banco Central aos bancos comerciais) e regulamentação sobre crédito e taxas de juros.
- Caso o governo adote uma medida de diminuir as taxas de inflação, qual seria uma política monetária adequada?
R. A diminuição do estoque monetário (quantidade de dinheiro em circulação), o aumento das taxas relativas às reservas compulsórias, a venda de títulos públicos, que ajuda a retirar o dinheiro circulante e redução dos gastos públicos. Essa política tem a desvantagem de inibir o consumo e o nível de investimentos no país.
- Defina política cambial e comercial e seus principais instrumentos.
R: São políticas que atuam sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da economia. A política cambial refere-se à atuação do governo sobre a taxa de câmbio. A política comercial diz respeito aos instrumentos de incentivos às exportações e/ou ao estímulo e desestímulo às importações, ou seja, refere-se a estímulos fiscais e creditícios às exportações e ao controle das importações.
...