Questoes economia
Por: Gabriel Augusto • 25/4/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 318 Palavras (2 Páginas) • 972 Visualizações
1 - Pesquise, apresente e explique 02 exemplos concretos de países que passaram por uma Depressão Econômica.
A expressão Depressão Económica representa um período de tempo longo, caracterizado por elevado desemprego de fatores, baixos níveis de produção e de investimento, deflação, número elevado de falências de empresas e baixos níveis de confiança dos agentes económicos. Uma regra usual para se definir a depressão é a redução drástica (cerca de 10%) do PIB) ou uma prolongada recessão (três ou quatro anos).
Dois exemplos de países que já foram afetados por uma depressão são Canadá e Reino Unido
2 - As previsões econômicas são plenamente confiáveis? Justifique.
A história nos mostra que as previsões econômicas nunca são absolutamente precisas. Ao mesmo tempo, nos ajudam a tomar decisões melhores, com base na lógica e na razão, não apenas em adivinhações.
3 - Explique a relação existente entre os ciclos econômicos, a inflação e o desemprego.
A medida que a inflação sobe, os bancos se veem obrigados a elevar as taxas de juros para não perderem dinheiro. Nesse cenário de preços e juros altos, o que acontece é um aumento do endividamento. Os bancos passam a temer calotes e encarecem seus financiamentos.
Como resultado, aqueles empreendimentos que não seriam sustentáveis sem o crédito artificialmente barato começam a quebrar, o desemprego começa a subir e a renda das pessoas diminui. O consumo e o investimento se retraem e a economia para de crescer.
A teoria dos ciclos diz que uma expansão artificial de crédito gera um desequilíbrio na economia e leva empreendedores a tomarem decisões equivocadas e adquirirem dívidas esperando um retorno maior a frente, que não virá. Como há uma expansão da base monetária (quantidade de dinheiro em circulação) sem lastro, os preços sobem demais, a moeda perde valor e os emprestadores não podem mais financiar os tomadores de crédito, assim, os empreendedores percebem que o retorno que esperavam não acontecerá e a economia entra em um período recessivo.
...