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Racionalizaçao

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Por:   •  25/5/2013  •  Resenha  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  332 Visualizações

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A globalização1

da economia mundial abre novas perspectivas à cooperação entre sociedades e

indivíduos, implicando não só um maior envolvimento em questões políticas e sociais, mas também a

necessidade intrínseca do reforço das identidades culturais e étnicas, na medida em que tal

envolvimento determina uma maior interacção entre grupos populacionais com características

diferenciadas, tanto no que se refere à diferença entre os povos quanto no que diz respeito aos grupos

culturalmente diferenciados, que partilham o mesmo espaço geográfico, identificando-se como parte

integrante de um mesmo povo.

Tais motivações e condicionalismos propiciaram a necessidade de se repensarem os valores

éticos da construção da cidadania2

numa perspectiva democrática, onde se projectam novas

concepções e representações acerca do conceito, vincadas pela defesa da igualdade de oportunidades,

pelo reconhecimento da justiça social e pela construção de uma sociedade democrática, com os

direitos e os deveres que a condição de cidadão obriga.

A análise dos valores de cidadania implicados neste processo não põe em causa as identidades

culturais e étnicas, mas centra-se na essência identitária dos grupos de pertença, para, a partir de um melhor conhecimento do eu cultural

3 cooperar com o outro cultural, com base no respeito pela

diferença, na aceitação e na habituação da diferença, em prol da construção da sociedade plural, pela

via da naturalização da diversidade humana.

Enquanto filtro da sociedade, a educação é um factor de resignificação das mudanças sociais,

que procura compreender os fenómenos sociais e formar os indivíduos em práticas culturais. A

educação, nas suas práticas de formação formais, informais e não formais, que compreendem

diferentes contextos organizacionais e objectivos sociais, culturais específicos, reconhecer a diversidade

cultural, pois não existe um padrão único a que se deva vincular.

A discussão das diferenças pela educação permite reinventar as noções de liberdade individual,

de validade contributiva das diferentes culturas, de respeito e cooperação entre indivíduos e povos.

No contexto português, se se tiver em conta a presença africana oriunda principalmente dos

Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), particularmente, a partir dos anos 1960, com

grande expressão

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