Relatório - roteiro para capacitação
Relatório de pesquisa: Relatório - roteiro para capacitação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aikawa • 24/11/2014 • Relatório de pesquisa • 920 Palavras (4 Páginas) • 232 Visualizações
Engenharia de Produção
Disciplina: Física Experimental II
Profº Augusto
Relatório - Roteiro sobre Empuxo
Maria de Fátima Fernandes - 201303046121
São Paulo 2014
Sumário
1- Objetivo ____________________________Pág 02
2- Introdução___________________________Pág 02
3- Procedimento Experimental _____________Pág 04
4- Metodologia_________________________Pág 05
5- Conclusões _________________________Pág 07
1- Objetivo
Realizar o experimento sobre empuxo, a fim de saber se o corpo está totalmente submerso, se a densidade do corpo for maior que a do líquido, ele desce em movimento acelerado. Se for menor, ele sobe. Se as densidades forem iguais, o corpo fica em equilíbrio
2- Introdução
O empuxo é uma força vertical voltada para cima, exercida por um líquido sobre um corpo. Ele atua no sentido contrário ao da força peso, que é resultado da atração gravitacional da Terra.
É a diferença entre as duas forças que vai indicar se um corpo totalmente imerso em um líquido vai para cima, para baixo ou permanece onde está.
En¬¬quanto o peso é vertical e direcionado para baixo, o empuxo é vertical para cima. Por isso a sensação de leveza na água, como se algo estivesse carregando o seu corpo.
No dia a dia o empuxo é essencial para o funcionamento de aviões e submarinos. Um submarino, consegue subir e descer dentro do mar alterando a relação entre peso e empuxo. Dentro desse navio funcionam alguns tanques que se enchem e esvaziam com água, aumentando e reduzindo o peso para que ele possa mudar de profundidade no oceano.
Denomina-se empuxo a força vertical, dirigida para cima, que qualquer líquido exerce sobre um corpo nele mergulhado.
O empuxo foi descoberto por Arquimedes (287 a.c. 212 a.c.)
Matemático e engenheiro grego, Arquimedes nasceu em Siracusa, na região da Magna Grécia. Diz a história que ele foi convidado pelo rei da sua cidade para resolver um problema: descobrir se a coroa que fora enviada para ser confeccionada por um ourives era de ouro maciço ou se tratava de uma mistura de outro metal. Arquimedes, em banho de imersão, descobriu a solução e, verificando que se tratava de um princípio geral, enunciou o seguinte princípio que leva o seu nome:
Princípio de Arquimedes: Todo corpo mergulhado em um fluido sofre a ação de um empuxo vertical, para cima, igual ao peso do líquido deslocado.
O empuxo é a existência da ação de várias forças sobre um corpo mergulhado em um determinado líquido.
Cada força tem um módulo diferente, e a resultante delas não é nula. A resultante de todas essas forças está dirigida para cima e é exatamente esta resultante que representa a ação do empuxo sobre o corpo.
Para se calcular a intensidade da ação do empuxo existe uma pequena relação entre o empuxo e a densidade do líquido no qual o corpo está emerso. Veja:
3- E= md .g (I)
4- md = µ. Vd (II)
Onde md é a massa do líquido deslocado, Vd é o volume do líquido deslocado e corresponde ao volume da parte do corpo que está mergulhada, e µ (letra grega “mi”) é a densidade do líquido. Substituindo (II) em (I) temos a equação para se calcular o empuxo:
5- E= µ . Vd. g
A porção do líquido deslocado pelo cilindro faz ccom que ocorra um aumeno na pressão da água, pois ao submergir o cilindro, o volume de água aumenta em 25 ml, enviando uma força vertical para cima e diminuindo a força Newton para 0,4 N.
Essa força vertical é a força do empuxo.
3- Procedimento experimental
Primeira parte do experimento
a) Retirar lentamente o êmbolo de dentro do cilindro e comentar o que ocorre
R: Ocorre variação na Pressão
b) Verificar o “zero” do dinamômetro
R: Ok, calibrado
c) Obter o peso PCFI = Peso do corpo fora do líquido
R: 0,6 N
d) Como voce justificaria a aparente diminuição ocorrida no peso do conjunto ( êmbolo + cilindro) ao submergir o êmbolo na água, conhecido como peso aparente
...