Respostas a perguntas sobre o tema da economia do Brasil
Ensaio: Respostas a perguntas sobre o tema da economia do Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leandroj28 • 30/10/2013 • Ensaio • 588 Palavras (3 Páginas) • 582 Visualizações
1- Na visão do Governo o que representa um crescimento de 2,7% em 2011? Qual seria o ideal segundo os textos apresentado?(textos: “Economia brasileira pisa no freio” e “PIB brasileiro cresce 2,7%, apesar da crise internacional”).
R: Representa um rendimento abaixo do esperado, o rendimento fraco das indústrias e a agravamento da crise européia e a demorada recuperação dos EUA influenciaram esse rendimento segundo a ideia do texto, seria de 4% a 5% ao ano, más como o Brasil não conseguiu se desencalhar do movimento da atividade econômica internacional acabou tendo um crescimento abaixo do ideal ainda assim acreditam que o saldo do ano foi positivo em termos de fortalecimento da produção e da qualidade de vida
2- O crescimento de 2,7% tem influências positivas ou negativas do ambiente externo (economia de outros países)?
R: Positivo. Porque mesmo com o crescimento abaixo do esperado, superou países de economias ricas como: EUA. Japão, França, Reino Unido etc.
3- Analisando a figura ou gráfico do CRESCIMENTO DOS PAISES DO G20, como você explicaria a redução no crescimento do Japão? (Ler o artigo de jornal “A economia do Japão”)
R: Por ser um dos fornecedores mais confiáveis do mundo o Japão distribuía de tal maneira que atende a necessidade mundial fazendo com que o seu desenvolvimento tenha um ritmo acelerado de crescimento, porém algo causaria desconfiança devido a sua localização ser proveniente de tsunamis e desastres nucleares, com isso aumentaria o risco de não entregar o que prometem devido à destruição que terá de consertar.
4- O consumo familiar tem apresentado uma desaceleração no último ano (2011). Justifique e comente sobre as expectativas de mudanças nesse cenário. Ler o artigo de jornal “Economia brasileira pisa no freio”
R: A desaceleração do consumo familiar foi dada devido à taxa de juros, a inflação mais alta e a crise mundial. La é esperado cenário melhor daqui para frente e a expectativa é que a economia comece a dar sinal de reação.
5- Analisando o artigo de jornal “Freada da China derruba Empregos” explique de que forma o Brasil e o Estado do Espírito Santo poderão ser atingidos com esse crescimento menor?
R: A maior mercado consumidor de minério de ferro do mundo esta reduzindo crescimento. Essa diminuição causa uma queda na exportação e consequentemente uma queda nas ofertas de empregos, redução do faturamento e até nos preços das ações. Segundo o secretario de Estado do Desenvolvimento, Marcio Felix o impacto da desaceleração da economia chinesa não vai ser tão fortemente sentido no Estado devido a diversidade da economia local e para equilibrar essa queda, uma das alternativas é incentivar a abertura de indústrias siderúrgicas no Brasil para aquecer o mercado interno. Com a diminuição da demanda Lah Keynes recomenda que se estimule a capacidade de investimento em negócios seja pela iniciativa privada ou pelo setor publico.
6- Ao ler o artigo de jornal “Roupa mais barata para enfrentar a crise” quais foram às soluções apontadas no texto?
R: Segundo o texto as principais soluções foram aumentar a carga tributaria do produto importado a redução no preço das mercadorias fabricadas aqui. Para freiar essa “inflação”
...