TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro para negociar salários

Pesquisas Acadêmicas: Roteiro para negociar salários. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 9

Desafio:

Receber um não como resposta aos anseios e pretensões não é algo muito fácil. Após essa situação é primordial que se mantenha a persistência, afinal um “não”, nem sempre representa o fim. Após a negociação, refletir sobre os pontos que acertou e os que errou, é começo para uma segunda tentativa. Com esta autoanálise, o processo será mais tranquilo da próxima vez.

Apresentaremos a seguir um roteiro de preparação para negociações salariais, que se aplicado de forma correta, poderá aumentar as chances de se conseguir o tão esperado “sim”.

Alguns itens são essências na hora da negociação, como por exemplo:

• A PREPARAÇÃO: O ideal é que se tenha em mãos o maior número de informações, como por exemplo, a faixa salarial da sua função na sua região. Apresentar dados relativos à sua produtividade tais como documentos que a comprovem e que atestem também os benefícios que estes resultados acrescentaram à empresa, é sempre um bom começo.

• SINTONIA: É sempre bom analisar a pessoa com quem irá negociar e tentar sintonizar o nível da conversa. É necessário começar com o tom certo, deixar a pessoa saber que você vai ouvir e procurar entender o ponto de vista da empresa. Em contrapartida é bom, mostrar que também gostaria de ser compreendido. Assim, vocês trabalham em conjunto para chegar a um consenso. Evite ultimatos, ameaças e outros comportamentos rígidos.

• FOQUE EM UM CRITÉRIO: É muito mais fácil persuadir alguém quando a proposta é fundamentada em um critério objetivo, como pagamento por experiência, competência ou tempo de casa. Procure saber em qual linha você se encaixa na empresa. Formule mentalmente respostas firmes para perguntas do tipo "Quanto você tem em mente?" , e para responder a pergunta, dê uma resposta mais ampla, sem citar valores específicos. Você pode dizer "Em procuro algo em torno de X reais". Deixe claro que você está familiarizado com a média do mercado.

• Exploração: Levante informações, mas não faça um interrogatório. Comece com perguntas abertas e feche para perguntas mais objetivas. Aproveite a fase de exploração para coletar informações, pois elas são a matéria-prima para tomar decisões. Faça perguntas sobre fatos conhecidos sem que isso pareça um interrogatório. Não se esqueça de ouvir atentamente e prestar atenção em todos os detalhes. Procure entender o que está nas entrelinhas.. Estas informações coletadas muitas vezes permitem que você saia em vantagem na hora de falar em projetos futuros e resultados a serem alcançados para a empresa.

• CONTROLE EMOCINAL: Emoções afloradas, sempre induzem ao erro.

• AÇÃO FINAL: Veja o sinal de aceitação. Responda de forma clara às duvidas finais e conduza a situação. Tudo deve estar claro para ambas as partes. Neste momento é fundamental que você observe os sinais de aceitação por parte do gestor. Um dos sinais mais fáceis de ser reconhecido é quando ele começar a fazer perguntas como se já tivesse concluído a negociação. Sinta-se seguro para propor o fechamento do acordo. Em caso positivo, reveja e clarifique mais uma vez os pontos do acordo que vão vigorar após o fechamento deste acordo.

Muitas vezes, mesmo seguindo esse tipo de roteiro, a resposta ainda pode ser negativa, mas ressaltamos de novo que se após seguir todos estes passos e a resposta final for negativa, o primordial é não perder o foco e continuar lutando, demonstrando ser merecedor das reivindicações apresentadas, que os argumentos são sólidos e verdadeiros e que o “NÃO” não põe fim aos seus objetivos.

Persistência é tudo pois já dizia um pastor e pensador:

-“O covarde nunca tenta, o fracassado termina e o vencedor nunca desiste.” – Norman Vincent Peale.

Etapa 1

A negociação é um sistema onde duas ou mais partes se afastam dos seus pontos de desacordo inicial para juntos chegarem a um acordo,pois o ato de negociar é algo que faz parte do ser humano desde os primórdios da humanidade.

Técnicas de negociação é a analise da capacidade do ser humano de interagir,pois hoje a comunicação humana vive o seu auge,saber negociar hoje em dia passa a ser uma característica essencial,além disso,o negociador tem que saber se comunicar e administrar suas emoções estando assim preparado para uma resposta positiva ou negativa,portanto dependendo da forma muitas vezes pode ser interpretado de uma maneira não coerente ao que desejamos,por isso é necessário fazer um planejamento e estudar a situação em que a empresa se encontra para que tenhamos um resultado desejado.

Segundo Mario Fagundes,gerente de pesquisa salarial da Catho (fonte: Universia Brasil,2011) “Não há como forçar a chefia a te dar aumento.Se insistir muito pode,inclusive,azedar 0 relacionamento com o gestor.” O “NÃO” não deve ser aceito como sinal de desistência, o importante é ouvir os motivos que o trouxeram. “È a hora de questionar o que é necessário que se faça para obter o aumento tão esperado e renovar as metas para uma próxima oportunidade.”

De acordo com o livro; “3 minutos para o sucesso,Ricardo Bellino”compartilha conosco sua experiência com o bilionário americano “Donald Trump” com o intuito de negociar a ideia da construção do “Villa Trump” o maior e mais exclusivo campo de golfe no Brasil.O sucesso de sua negociação ocorreu através não só de seu carisma mas também de sua preparação da proposta,conhecimento e visão que possuía sobre os negócios da outra parte da negociação.

Etapa 2

Introdução

O estudo sobre técnicas de negociação,tem por objetivo maior aperfeiçoar uma melhor técnica de negociação para solicitação de uma revisão salarial. Levando-se em consideração artigos, livros e publicações que tratam do assunto com o objetivo de se construir um embasamento que gere argumentos plausíveis para tal negociação, como em ACUFF (1993, p.21): “a negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes ideias e necessidades”.

Visamos então definir estratégias de negociação para chegarmos a um denominador comum, tendo como base a ética e a honestidade dentro do processo de negociação.

Desenvolvimento

Conforme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com