SIGUIENTES ATPES PARA A MELHOR EDIÇÃO, QUANTA DIFERENÇA SERÁ SOMENTE NAS ORDENS DO CONTEÚDO
Tese: SIGUIENTES ATPES PARA A MELHOR EDIÇÃO, QUANTA DIFERENÇA SERÁ SOMENTE NAS ORDENS DO CONTEÚDO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: EMERSONC • 26/5/2014 • Tese • 3.768 Palavras (16 Páginas) • 266 Visualizações
ETAPA 01
SEGUIR A ATPS PARA MELHOR EDITAÇÃO, POIS TIVER ALGUMA DIFERENÇA SERÁ APENAS NAS ORDENS DO CONTEUDO.
Faz muito tempo que as pessoas
buscam produzir cada vez mais, com menor custo visando a competitividade e o aumento dos lucros. Durante esse planejamento de obtenção de metas a preocupação com os funcionários se torna cada vez menor, principalmente no que diz respeito a segurança e saúde dos trabalhadores.
Este trabalho vem apresentar um relatório, sobre saúde e segurança do trabalho, para um empreendedor que está prestes a abrir uma pizzaria. Seu objetivo é dar informações ao proprietário do que deve ser feito para que seu empreendimento siga as normas necessárias relacionadas a saúde e segurança do trabalho, afim de atender toda a legislação envolvida, protegendo os funcionários dos riscos em cada função antes de ser aberto ao público.
No Brasil, ainda podemos encontrar altos índices de acidentes de trabalho, isto porque falta informação aos trabalhadores, falta vontade dos empregadores de investir em recursos e treinamentos e falta uma fiscalização eficaz na área pelos órgãos responsáveis.
O estabelecimento retratado neste trabalho conta com 40 colaboradores, sendo distribuídos da seguinte forma: 5 cozinheiros; 3 lavadores; 3 funcionários de limpeza; 10 garçons; 1 monitor para crianças; 4 entregadores; 2 manobristas; 1 segurança; 2 caixas; 1 telefonista; 1 recepcionista; 4 funcionários administrativos; 1 gerente e 2 sócios. Por tratar-se de uma pizzaria que fará entregas, mas também terá o restaurante no local, o empreendimento conta com capacidade para 300
pessoas (dois pavimentos) e uma instalação focada no conforto de seus clientes, por isso terá um espaço destinado a atividades para crianças e adolescentes.
Além disso, será apresentado um plano de ação constando os possíveis riscos da empresa e sugestões de melhoria que o dono do estabelecimento pode usar para prevenir acidentes, abrangendo todos os colaboradores.
Para isso foi conceituado segurança do trabalho e sua abrangência, relatou-se o que podem ser considerados acidentes de trabalho e alguns conceitos de terminologias utilizadas na área como: Equipamentos de Proteção Individual e Ergonomia.
Diante destes conceitos e análises do ambiente característico do empreendimento analisado, do setor de alimentação, foi elaborado o plano de ação, acima citado, apresentando sugestões ligadas à higiene ocupacional, aos equipamentos de proteção individual e à ergonomia, assim como as ações de proteção coletiva, que traz os melhores resultados na prevenção de acidentes.
2. A PIZZARIA
Analisando o cenário da pizzaria pode-se identificar que a proprietário deve atentar-se para alguns setores e estabelecer algumas regras de trabalho visando zelar pela saúde e bem estar dos seus funcionários.
Durante a instalação da pizzaria, o proprietário deve prestar atenção em suas instalações elétricas, na localização do gás em caso de utilização de forno elétrico ou na construção de uma chaminé adequada para a disseminação da fumaça do forno a lenha,
extintores e saída para incêndios. Além disso, o piso do local necessita ser de fácil limpeza e não pode ser escorregadio, visto que, em todo o momento os profissionais trabalharão com alimentos que tornam mais fáceis as possibilidades de escorregamentos.
Em relação à parte de produção das pizzas – cozinha – além dos itens supracitados, são necessárias adequações em relação a ventilação do local e manutenção dos aparelhos utilizados. Segundo Art 1º da Portaria 1288/95 – SES/GO da Superintendência Estadual da Vigilância Sanitária todo estabelecimento ou local destinado ao preparo, manipulação, acondicionamento, depósito e ou venda de alimentos, devem ser regulamentados através de normas técnicas, são elas: alvará sanitário de funcionamento, carteira de saúde atualizada dos funcionários, água potável, pias e lavabos com cifão, recipiente adequado para descarte do lixo, ventilação e iluminação adequada, piso adequado para limpeza e não escorregadio e armários com portas e balcões frigoríferos ou geladeiras para o devido armazenamento dos alimentos. Portanto o proprietário da pizzaria deverá atentar-se a este e aos demais artigos desta portaria para o devido funcionamento do estabelecimento.
Os 40 funcionários que atuam neste local (limpeza, telefonista, garçons, caixas, entregadores e outros), necessitam atender a algumas normas também, entre elas estão: atuar sempre uniformizados com roupas claras, luvas para correto manuseio dos alimentos
– conforme abrange o Art 1º XVI do SES/GO - , sapatos antiderrapantes e a utilização das pás com cabos longos para evitar aproximação ao forno quente. Todos os profissionais enquanto estiverem em atividade estão proibidos, segundo o Art 2º desta mesma portaria, a manusear com dinheiro independente de sua espécie.
Além dos colaboradores internos, são necessárias adequações e regras para os externos, ou seja, os entregadores. Estes devem seguir as normas previstas para os motociclistas na legislação de trânsito, sendo as principais o uso de vestimenta adequada considerando as temperaturas frias e de chuva, capacetes e manutenção correta da motocicleta.
Por fim, ressaltamos a importância de que todos os colaboradores estejam cientes dos perigos existentes e as formas corretas de manusear os equipamentos de forma a prevenir acidentes.
3. ACIDENTE DE TRABALHO
Segundo a norma OHSAS 18001:2007 , norma que estabelece requisitos para implementação e manutenção do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança, Acidente de trabalho é todo acidente ocorrido durante o exercício da atividade a serviço da empresa provocando lesão corporal ou perturbação funcional, podendo causar a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.
Podem ser considerados também como acidente de trabalho:
• A doença profissional ou do trabalho, produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade;
•
Acidente típico, que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa;
• Acidente de trajeto, que ocorre no percurso da residência até o local de trabalho, ou vice e versa, considerando a distância e o tempo de deslocamento compatíveis com o percurso do referido trajeto.
Conforme o Código Civil
...