Se o objetivo da política macroeconômica para salvar o desemprego
Ensaio: Se o objetivo da política macroeconômica para salvar o desemprego. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AlissonOfera • 20/11/2014 • Ensaio • 629 Palavras (3 Páginas) • 341 Visualizações
ATIVIDADES REFERENTES ÀS AULAS 01, 02, 03 E 04.
O ALUNO DEVE ENVIAR AS QUESTÕES RESOLVIDAS NO PORTFÓLIO – AULA 04.
VALOR TOTAL DA ATIVIDADE = 5.00
QUESTÃO 01: SE O OBJETIVO DA POLÍTICA MACROECONÔMICA É REDUZIR O DESEMPREGO, RESPONDA:
a) Que tipo de política fiscal deve ser adotada neste caso? (VALOR = 0.50)
Política Fiscal Expansionista
b) Quais os instrumentos de política fiscal que devem ser adotados? (VALOR = 0.50)
Variação dos gastos do governo e/ou variação das taxas e impostos, no caso Aumento dos gastos públicos e cortes nos impostos.
c) Qual é a consequência positiva dessa política? (VALOR = 0.50)
Estimula a demanda agregada, a produção e o combate ao desemprego.
d) Qual é a consequência negativa dessa política? (VALOR = 0.50)
Reduz o poder de compra e estimula a exportação. Como consequência negativa, temos que, se não houver estímulo do lado da produção, pode haver um excesso de demanda em relação a oferta e resultar em inflação. Outra consequência é que com a redução da arrecadação e/ou aumento dos gastos do governo, as contas do governo podem acabar deficitárias.
QUESTÃO 02: DEFINA IMPOSTOS INDIRETOS E CITE PELO MENOS 03 EXEMPLOS DESSE TIPO DE IMPOSTO: (VALOR = 1.00)
Os impostos indiretos são aqueles que incidem sobre o preço dos bens e serviços finais. Geralmente, são os consumidores que arcam com o pagamento deste tipo de imposto ao adquirir bens e serviços finais, pois ele está embutido nos preços dos mesmos. Portanto, os impostos indiretos são deduzidos de nossa renda indiretamente, ou seja, via preço dos produtos e serviços. Temos como exemplo o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e ISS (Imposto sobre Serviços).
QUESTÃO 03: DEFINA
A- PIB (produto interno bruto) (VALOR = 0.50)
PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, e representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado.
O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, e tem o objetivo principal de mensurar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediários.
B- PNB (produto nacional bruto) (VALOR = 0.50)
Produto Nacional Bruto (PNB) refere-se a soma de todas as riquezas produzidas por uma nação durante determinado período, seja em território nacional ou não. Assim, empresas brasileiras que tenham fábricas no exterior também se somam a este indicador.
Em geral, países desenvolvidos possuem PNB maior do que o PIB, mostrando assim que a soma da produção nacional é mais
...