Tecnologia: a terceirização, o benchmarking e gestão de Open Book
Artigo: Tecnologia: a terceirização, o benchmarking e gestão de Open Book. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaquefreitascps • 4/11/2013 • Artigo • 469 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
Aula-tema 03 – Tecnologias: Terceirização, Benchmarking e Open Book Management
Dados principais da empresa escolhida
Origem: Alemã
Fundação: 1969
Fundador: Adrian Dalsey, Larry Hillblom e Robert Lynn
CEO: Cyndi Harrey
Presença no Brasil: Sim
Principais produtos: Prestacao de Servico setor de logística internacional .
A marca no mundo
a empresa líder no mercado internacional em vários serviços, são eles: correio expresso; transporte terrestre; frete aéreo; frete marítimo; logística contratual. A empresa empregamais de 285 000 trabalhadores, distribuídos por mais de 220 países. Tem cerca de 6 500 instalações e mais de 450 hubs, terminais e armazéns. Possui 420 aeronaves e 76 200 veículos rodoviários. Anualmente, elabora, mais de 1.5 biliões de envios para 120 000 destinos diferentes (A rede, 2008). A DHL procura destacar-se dos seus concorrentes pela excelência dos seusserviços.
Terceirização
A terceirização permite que as empresas sigam uma linha de produção que vise uma atividade principal. Essas empresas terceirizam para outras a produção de atividades acessórias, necessárias à conclusão da principal. Com isso observa-se o desenvolvimento econômico, especialização dos serviços, maior competitividade, busca de qualidade, controles adequados, aprimoramento do sistema de custeio, esforço de treinamento, desenvolvimento profissional, menor desperdício, valorização dos talentos humanos, agilidades das decisões, menor custo, maior lucratividade e crescimento. Enfim, um alcance de aperfeiçoamento.
Embora o uso da terceirização tenha como objetivo focar a empresa na sua atividade-fim, na verdade o mercado em geral busca a redução de custos.
▪ Empresa responde por créditos trabalhistas no caso de inadimplência da prestadora de serviços;
▪ Custo de controle dos serviços terceirizados progressivamente torna-se maior;
▪ Queda de qualidade freqüentemente é relatada por clientes da empresa;
▪ Risco ao terceirizar-se setores chave, tais como: Financeiro, Recursos Humanos, Assessoria, Almoxarifado...;
▪ Perda de bons funcionários, devido à rotatividade da mão-de-obra dessas empresas;
▪ Ao longo do tempo a empresa pode tornar-se extremamente dependente da terceirização, por exemplo: Sistema de Informática com padrões incompatíveis com outros;
▪ Decadência do clima organizacional;
▪ Perda da identidade da empresa.
Terceirização x Dhl Logisticsl
Para a realização deste trabalho, foi feita uma pesquisa de campo com alguns funcionários da empresa com sede em São Paulo – SP / Brooklin Zona Sul .
Setores terceirizados:
...