Teoria microeconômica tradicional
Projeto de pesquisa: Teoria microeconômica tradicional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bill1903 • 11/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.963 Palavras (8 Páginas) • 456 Visualizações
chyybknt Economia (ciência económica (português europeu) ou ciência econômica (português brasileiro)) é uma ciência que consiste na análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego οικονομία (de οἶκος , translit. oikos, 'casa' + νόμος , translit. nomos, 'costume ou lei', ou também 'gerir, administrar': daí "regras da casa" ou "administração doméstica".1
É também a ciência social que estuda a atividade económica, através da aplicação da teoria económica, tendo, na gestão, a sua aplicabilidade prática.
Os modelos e técnicas atualmente usados em economia evoluíram da economia política do final do século XIX, derivado da vontade de usar métodos mais empíricos à semelhança das ciências naturais.2 Pode representar, em sentido lato, a situação económica de um país ou região; isto é, a sua situação conjuntural (relativamente aos ciclos da economia) ou estrutural.
A economia é, geralmente, dividida em dois grandes ramos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia, que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais. Atualmente, a economia aplica o seu corpo de conhecimento para análise e gestão dos mais variados tipos de organizações humanas (entidades públicas, empresas privadas, cooperativas etc.) e domínios (internacional, finanças, desenvolvimento dos países, ambiente, mercado de trabalho, cultura, agricultura, etc.).
Outras formas de divisão da disciplina são: a distinção entre economia positiva ("o que é", que tenta explicar o comportamento ou fenômeno econômico observado) e economia normativa ("o que deveria ser", frequentemente relacionado com políticas públicas); a distinção entre economia ortodoxa, aquela que lida com o nexo "racionalidade-individualismo-equilíbrio", e a economia heterodoxa, que pode ser definida por um nexo "instituições-história-estrutura social".3
Índice [esconder]
1 Microeconomia 1.1 Teoria microeconómica tradicional
1.2 Produção, custo e eficiência
1.3 Especialização
1.4 Oferta e demanda
1.5 Mercado e imperfeições de mercado
1.6 Novas teorias: compreendendo melhor a concorrência imperfeita
2 Macroeconomia 2.1 Crescimento e economia do desenvolvimento
2.2 Sistemas econômicos
2.3 Contas nacionais
3 Campos de aplicação da economia 3.1 Economia aplicada ao poder público
3.2 Economia aplicada à empresa
3.3 Economia aplicada a um domínio particular 3.3.1 Economia individual
3.3.2 Economia familiar
3.3.3 Economia internacional
3.3.4 Economia agrícola
3.3.5 Economia da informação
3.3.6 Economia do trabalho
4 Métodos, teoria e prática 4.1 Raciocínio econômico
4.2 Métodos quantitativos e matemáticos 4.2.1 Economia matemática
4.2.2 Econometria
4.2.3 Teoria dos jogos
4.3 Profissão
5 História e escolas de pensamento 5.1 Pensamento econômico antigo
5.2 Economia clássica
5.3 Economia marxiana
5.4 Economia neoclássica
5.5 Economia keynesiana
5.6 Outras escolas e abordagens
5.7 Definições históricas da economia
6 Crítica 6.1 A economia é uma ciência?
6.2 Crítica aos pressupostos usados
6.3 Crítica das contradições
6.4 Economia e política 6.4.1 Economia e ideologias
6.4.2 Ética e economia
6.4.3 Efeito na sociedade
7 Ver também
8 Referências
9 Ligações externas
Microeconomia[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Microeconomia
Paul Anthony Samuelson, um dos pais fundadores da microeconomia, autor de um dos manuais mais marcantes da história Economics (primeira edição em 1948) juntamente com os Princípios de economia política de John Stuart Mill (primeira edição de 1848) e os Princípios de economia política de Alfred Marshall (primeira edição de 1890).
Para Paul Krugman e Robin Wells,
"uma das principais questões da microeconomia é a busca da validade da intuição de Adam Smith, saber se os indivíduos na busca dos seus interesses próprios contribuem para promover os interesses da sociedade no seu conjunto"4 .
Efetivamente, o foco de interesse da microeconomia é, antes de tudo, o estudo das escolhas dos agentes económicos, isto é, da forma como estes procedem dado um conjunto de diferentes opções, comparando os benefícios e inconvenientes para a prossecução dos seus objetivos ou para a satisfação dos seus interesses - o postulado utilitarista.
A microeconomia estuda as interações que ocorrem nos mercados em função da informação existente e da regulação estatal. Distinguem-se os mercado de bens e serviços dos mercados de fatores de produção, capital e trabalho, por terem diferentes agentes e formas de funcionamento.
A teoria compara os agregados da quantidade global demandada pelos compradores e da quantidade fornecida pelos vendedores, o que determina o preço.
Constrói modelos que descrevem como o mercado pode conseguir o equilíbrio entre o preço e a quantidade, ou como pode reagir a alterações do mercado ao longo do tempo, que é o que se denomina de mecanismo
...