Tipos de investimentos
Projeto de pesquisa: Tipos de investimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bobinex • 31/8/2014 • Projeto de pesquisa • 889 Palavras (4 Páginas) • 238 Visualizações
Etapa 1
Aula-tema: Os Tipos de Investimentos
Investimentos Públicos: São recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. Exemplos: Hospitais, Escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, etc.
Investimentos Privados: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Exemplo: Fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shoppings centers, etc.
Investimentos Mistos: São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimentos normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar, para a sociedade quanto o retorno monetário. Exemplo: Petrobrás e Banco do Brasil.
Os investimentos públicos além de trazerem melhorias para o país trazem também melhoras financeiras, pois com melhores estradas, educação, e infraestrutura, atraem investidores privados, que visam o lucro e a melhora da região onde estão investindo. No caso dos investimentos mistos a melhoria é geral, pois o governo tanto investe na população como lucra com a mesma, gerando receitas para os cofres públicos.
A importância dos investimentos
Os investimentos tem importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações.
A economia de um país só pode crescer com um fluxo contínuo de investimentos, para a economia crescer, é necessário aumentar a produção das fábricas, empresas, fazendas, das unidades produtivas, etc., estas são medidas pelo PIB.
A sobrevivência das organizações à longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizados por elas.
Isso influencia a sobrevivência das organizações em pelo menos 2 aspectos:
Expansão das organizações e Reposição do capital.
A Análise de Investimentos
O administrador deve analisar os investimentos de forma racional, objetivando escolher as melhores opções. Para tanto, ele faz três considerações que influenciam a decisão: a econômica, a financeira e a de ambiente empresarial.
As Considerações Econômicas
Para as considerações econômicas, o administrador deve escolher os investimentos de maior retorno e de menor risco para a organização.
As Considerações Financeiras
O administrador deve levar em conta a disponibilidade de recursos próprios ou financiamentos.
As Considerações de Ambiente Empresarial
São considerações políticas, sociais, culturais e de meio ambiente que afetam o investimento e são as mais difíceis de analisar, pois, muitas vezes, não podem ser expressas em valores monetários.
A Análise de Investimentos no Contexto Estratégico das Organizações
Toda organização possui um plano estratégico, formal ou informal, detalhada ou simplificada, de como atingir os seus objetivos. Esse plano estratégico pode ser formalizado em documentos ou simplesmente estar presente na mente do proprietário ou presidente da empresa, contudo, a sua realização está intimamente ligada à analise dos investimentos necessários a sua realização.
O Mercado Financeiro e a Análise de Investimentos
Mercado financeiro ou bancário, é o conjunto de instituições e operações ocupadas com o fluxo de recursos monetários entre os agentes econômicos.
O mercado financeiro é subdividido em:
• Mercado monetário;
• Mercado de crédito;
• Mercado de câmbio;
• Mercado de capitais;
• Outros mercados.
Principais Aplicações Financeiras no Brasil
As principais opções de aplicações financeiras disponíveis no Brasil são:
• CDB;
• Caderneta de Poupança;
• Debêntures;
• Ações de empresas;
• Fundos de investimentos;
• Títulos públicos.
Tipo de Negócio Pretendido: Loja de Sandálias Femininas
Valor de Investimento: R$ 15.000,00
...