Tipos e análise de investimentos
Artigo: Tipos e análise de investimentos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cibellynha24 • 4/9/2014 • Artigo • 885 Palavras (4 Páginas) • 252 Visualizações
Introdução
A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.
Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como:
1. O projeto vai se pagar?
2. O projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la?
3. Esta é a melhor alternativa de investimentos?
O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista a acurada possível.
CAPÍTULO 1
ETAPA 1 PASSO 1
Tipos de Investimentos
É um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. Generalizando, então de forma simples, um investimento é qualquer ato ou ação que implique renunciar a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro. Os investimentos tem uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações.
Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente dividem-se em três grandes categorias, são eles:
• Investimentos Públicos: São recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicos a fim de gerar bem-estar social.
• Investimentos Privados: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores.
• Investimentos Mistos: São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidade públicos e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direitos privados.
Analise de Investimentos
O administrador deve analisar os investimentos de forma racional, objetivando escolher as melhores opções de maior retorno e de menor risco para a organização. Toda organização possui plano estratégico, ou seja, uma estratégia formal e informal, detalhada ou simplificada de forma a atingir os seus objetivos. Esse plano estratégico pode ser formalizado em documentos ou simplesmente estar presente do proprietário ou presidente da empresa, contudo a sua realização está intimamente ligada a analise dos investimentos necessários a sua realização.
Mercado Financeiro e Analise de Investimentos
Mercado financeiro ou bancário é o conjunto de instituições e operações ocupadas com o fluxo de recursos monetários entre os agentes econômicos. Com base nas subdivisões estabelecidas para o mercado financeiro, temos:
• Mercado Monetário – Envolvem as operações a curto e curtíssimo prazo.
• Mercado de Credito – Engloba as operações de financiamento a curto e médio prazo.
• Mercado de Câmbio – Inclui as operações de conversão (troca) de moeda de um país pela outra.
• Mercados de Capitais – Assume papel dos mais relevantes no processo de desenvolvimento econômico.
• Outros Mercados.
Principais Modalidades de Aplicações Financeiras
• CDB – É emitido por uma instituição financeira, normalmente um banco privado ou publico, em troca de um deposito a prazo, ou seja, um deposito que só pode ser resgatado após determinado período.
• Caderneta de Poupança – É um instrumento muito tradicional de renda fixa e atualmente sua rentabilidade é um misto entre taxa pré-fixada e taxa pós-fixada: TR+0,5% a.m.
• Debêntures – As debêntures são instrumentos de renda fixa e além da credibilidade da empresa emissora podem oferecer garantias adicionais, como possibilidade de conversão em ações.
Ações de empresas negociadas
...