Trabalho MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Projeto de pesquisa: Trabalho MICROECONOMIA E MACROECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ezequiel1982 • 16/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.630 Palavras (7 Páginas) • 432 Visualizações
PLINAR
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4
2.1.1 INFLAÇÃO 4
2.1.2 TAXAS DE JUROS 5
2.1.3 TAXAS DE CAMBIO 5
2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS Á GESTÃO EMPRESARIAL 6
2.2.1 MEDIDAS DESCRITIVAS 6
2.2.2 MEDIDAS DESCRITIVAS, NÚMEROS-ÍNDICES E DEFLAÇÃO DE DADOS 6
2.2.3 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL 6
2.2.4 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL 6
2.2.5 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL 6
2.2.6 NÚMERO-ÍNDICE 7
2.2.7 DEFLAÇÃO DE DADOS 7
2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 7
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
A economia se baseia na sociedade e nas decisões tomadas por esta. Existem dois tipos de decisões: Individuais e em sociedade. Este trabalho foi realizado com intuito de demostrar de maneira ampla, clara e objetiva ideias pertinentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados à macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações. A economia se baseia na sociedade e nas decisões tomadas por esta. Existem dois tipos de decisões: Individuais e em sociedade
Explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente.
Assim também foi exposto o conceito de ética empresarial inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes ao estimulo de consumo. Abordando a problematização do consumismo exacerbado da população e a indução das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial.
Expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais que são realizadas pelas empresas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Assim, é importante definir. A microeconomia analisa a interação dos agentes econômicos no mercado, adotando o princípio organizador do comportamento racional da pessoa, definindo de forma restrita a otimização das escolhas, que é realizada por cada individuo para alcançar os seus objetivos almejados. Este tem uma visão reducionista, reduz até alcançar o nível de um individuo. E agrega a soma do comportamento dos indivíduos para explicação dos movimentos sociais como um todo. É vista como pequenas unidades econômicas, como empresas e consumidores submetidos a freqüentes mudanças.
A macroeconomia possui um modelo fundamentado no modelo na microeconomia, esse modelo permite a compreensão do papel da política monetária possibilitando detectar possíveis fontes de instabilidade. O ciclo econômico se alterna em época de resseção e de aquecimento.
2.1.1 INFLAÇÃO
Inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação. Índices de preços dentro de uma faixa entre 2 a 4,5% ao ano é uma situação chamada de estabilidade de preços. Inflação "zero" não é o que se deseja, pois pode estar denunciando a ocorrência de uma estagnação da economia, momento em que a renda e, conseqüentemente, a demanda, estão muito baixas, significando alto desemprego e crise. Exemplo
A palavra inflação é utilizada para significar um aumento no suprimento de dinheiro e a expansão monetária, o que é às vezes visto como a causa do aumento de preços.
A inflação se traduz mais por uma desvalorização da moeda local frente a outras, e internamente ela se exprime mais no aumento do volume de dinheiro e aumento dos preços.
2.1.2 TAXAS DE JUROS
Juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos.
O juro pode ser compreendido como uma espécie de "aluguel sobre o dinheiro". A taxa seria uma compensação paga pelo tomador do empréstimo para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. O credor, por outro lado, recebe uma compensação por não poder usar esse dinheiro até o dia do pagamento e por correr o risco de não receber o dinheiro de volta (risco de inadimplência).
A taxa básica de juros corresponde à menor taxa de juros vigente em uma economia, funcionando como taxa de referência para todos os contratos. É também a taxa a que um banco empresta a outros bancos.
No Brasil, a taxa de juros básica é a taxa SELIC, que é definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central, e corresponde à taxa de juros vigente no mercado interbancário, ou seja, é a taxa aplicada aos empréstimos entre bancos para operações de um dia (overnight) - operações estas lastreados por títulos públicos federais.
2.1.3 TAXAS DE CAMBIO
A taxa de câmbio é o valor pelo qual é trocada uma moeda por outra. Estas transações têm lugar no mercado cambial, o maior e mais líquido do mundo, e são sempre realizadas pela compra ou venda de uma moeda contra outra.
Existem vários sistemas de câmbio. Na maior parte das economias desenvolvidas é usado o sistema de câmbios flutuantes. Ou seja, o valor da moeda nacional em face de outras é definido pelos intervenientes no mercado cambial.
Nas economias consideradas em vias de desenvolvimento era freqüente o uso dos câmbios fixos. Nesta modalidade, o Estado escolhe uma moeda de referência - tradicionalmente
...