Uma incubadora de empresas
Artigo: Uma incubadora de empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabisreckless • 28/9/2013 • Artigo • 749 Palavras (3 Páginas) • 656 Visualizações
Uma incubadora de empresas é uma forma interessante de estimulo ao empreendedorismo na medida em que fortalece e prepara pequenas empresas para sobreviver no mercado.( mais da metade da micro, pequenas e médias empresas, (56%), fecha as portas até o terceiro ano de vida, segundo dados do Sebrae). Uma incubadora de empresas busca oferecer as pequenas empresas apoio estratégico durante os primeiros anos de existência.
As primeiras incubadoras de empresas surgiram no Brasil na década de 80 e desde então, o número de incubadoras vem crescendo sensivelmente. Segundo dados do Anprotec -Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologia Avançada, existem hoje no Brasil cerca de 150 incubadoras espalhadas pelo Brasil, número que mal chegava a 10 em 1991. Estima-se em cerca de 1.100 o número de empresas residentes nessas incubadoras, o que representa a geração de cerca de 6.100 novos empregos.
Localização das incubadoras:
Localização das Incubadoras
Objetivos da Incubadora
Basicamente o objetivo de uma incubadora é reduzir a taxa de mortalidade das pequenas empresas. Para isso, as incubadoras oferecem um ambiente flexível e encorajador onde são oferecidas uma série de facilidades para o surgimento e crescimento de novos empreendimentos a um custo bem menor do que no mercado, na medida em que esses custos são rateados e as vezes subsidiados. Outra razão para a maior chance de sucesso de empresas instaladas em uma incubadora, é que o processo de seleção capta os melhores projetos e seleciona os empreendedores mais aptos, o que naturalmente amplia as possibilidades de sucesso dessas empresas.
Apoio oferecido pela Incubadora
Infraestrutura
Salas individuais e coletivas, laboratórios, auditório, bilblioteca, salas de reunião, recepção, copa cozinha, estacionamento..
Serviços Básicos
Telefonia e acesso a Web, recepcionista, segurança, xerox,..etc
Assessoria
Gerencial, contábil, jurídica, apuração e controle de custo, gestão financeira, comercialização, exportação e para o desenvolvimento do negócio
Qualificação
Treinamento, cursos, assinaturas de revistas, jornais e publicações
Network
Contatos de nível com entidades governamentais e investidores, participação em eventos de divulgação das empresas, fóruns..
Normalmente, no que se costuma chamar de, incubadoras fechadas, cada empresa possui o seu módulo, ou espaço privativo de trabalho, constituído de uma ou mais salas pequenas, mais os espaços coletivos a serem utilizados por todos. Nas chamadas incubadoras abertas, as empresas incubadas não precisam estar instaladas no mesmo local. Elas contam com os serviços de apoio e usam circunstancialmente a estrutura compartilhada, como é o caso das incubadoras de cooperativas.
Tipos de Incubadoras
Incubadora Tecnológica Fechada
A maioria das incubadoras
...